Retrospectiva NT 2012: O fim do fenômeno “Avenida Brasil” e o adeus à Rainha da TV

Confira a segunda parte dos fatos que marcaram o ano na televisão

O ano se aproxima do fim e está na hora de recordarmos os principais fatos que agitaram a telinha em 2012.
Ontem, você acompanhou a Retrospectiva do que aconteceu nos seis primeiros meses do ano.
Agora, confira os fatos que marcaram o período entre julho e dezembro:
Julho
Polêmica no primeiro dia do mês. O “Domingo Legal” estreou o quadro “Jogo do Amor”, no qual os casais precisavam acertar perguntas para evitar castigos sensuais. A atração, que rendeu bons índices de audiência, é semelhante ao “Jogo da Afinidade” do concorrente “Tudo é Possível”. Na ocasião, a Record ameaçou processar o SBT por plágio.

Outra estreia no canal de Silvio Santos foi o programa “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, comandado por Carlos Nascimento. A atração apresentou alguns nomes curiosos na lista dos cem mais importantes, registrou baixa audiência e apontou o médium Chico Xavier como o maior brasileiro da história.

No dia 4 de julho, a torcida do Corinthians fez festa com o título da Libertadores da América e quem lucrou com o desempenho do Timão foi a TV Globo, que registrou 48 pontos em São Paulo, maior audiência de uma transmissão esportiva no ano.

Record transmitiu com exclusividade em TV aberta as Olimpíadas de Londres
Foto: Divulgação/TV Record
Na Record, o destaque foi a Olimpíada de Londres. As 17 medalhas brasileiras renderam bons índices ao canal, sobretudo nas partidas do futebol masculino. Porém, a audiência da competição ficou aquém das registradas nas edições anteriores dos Jogos Olímpicos. E a Globo se virou bem para não exibir imagens da Record durante seus telejornais. A emissora recorreu à OBS (Olympic Broadcast Services) para a disponibilização de cenas das competições para sua cobertura em Londres.
O mês ainda foi marcado pela contratação de vários atores da Globo pela Record, como Samara Felippo, Gustavo Leão, Guilherme Winter, Larissa Maciel, Thiago Mendonça e Wagner Santisteban, e pela estreia do “Conversa de Gente Grande”, que não durou muito tempo na Band.
Agosto
O mês de agosto começou com desentendimento no ar. Os jornalistas Galvão Bueno e Renato Maurício Prado bateram boca no programa “Conexão SporTV” em Londres. Após um comentário de Renato, Galvão ficou irritado. A bronca custaria caro ao comentarista, que seria afastado do programa e posteriormente do SporTV. Meses depois, ele estrearia no Fox Sports, ao lado de José Ilan no “Central Fox”.

Discussão ao vivo entre Galvão Bueno e Renato Maurício Prado movimentou a TV paga em agosto
Foto: Reprodução
Já na Record várias mudanças. A teledramaturgia, no Rio, passou a ser dirigida pela dupla Anderson de Souza e Marcelo Silva. Eles substituíram Hiran Silveira, que já estava desgastado nos bastidores. Entre as novidades, está previsto o planejamento antecipado de futuras produções, além da elaboração de tramas mais curtas. Outra novidade foi a reestreia do “Balanço Geral” com Geraldo Luís na faixa das 12h. O programa elevou os índices deixado pelo “Record Notícias” e se reveza na vice-liderança com o SBT.
Na Globo, Xuxa surpreendeu a todos ao aparecer morena. A rainha dos baixinhos engordou seus rendimentos após escurecer as madeixas para uma peça publicitária de uma tintura de cabelo. O novo visual de Xuxa repercutiu na imprensa e nas redes sociais. Enquanto isso, o diretor Aloysio Legey foi retirado da direção do “Show da Virada”. Há mais de 30 anos na casa, ele havia perdido nos últimos três anos o comando do “Carnaval Globeleza” e do “Criança Esperança”. No mês seguinte, a Globo comunicava a demissão do profissional à imprensa.
Setembro
Este mês foi bastante agitado para a Record, que lançou vários programas para recuperar a audiência perdida. Foram ao ar o reality “Top Model”, comandado por Ana Hickmann, e os musicais “Ídolos”, vencido por Everton Silva, e “Ídolos Kids”, com vitória de Fernando Cavelanha. Todas as três atrações naufragaram em audiência e repercussão.

Record investiu R$ 10 milhões para recuperar sua audiência vespertina com o “Programa da Tarde”
Foto: Divulgação/TV Record

Já para a faixa vespertina, a aposta foi o novo “Programa da Tarde”, com Britto Jr. e Ana Hickmann. O programa estreou com boa audiência, entretanto, nas edições seguintes, o índice despencou e a atração, de alto investimento, passou a ser superada diariamente pelas novelas reprisadas pelo SBT.

Na Globo, estreou a novela “Lado a Lado” na faixa das 18h. Era o início de uma crise de audiência na teledramaturgia do canal. Protagonizada por Camila Pitanga, o folhetim, que retrata a história do Brasil no início do século XX, não agradou ao público e já registrou menos de 20 pontos em muitas ocasiões.

O reality-show “The Voice Brasil” foi uma das grandes novidades de 2012 na Globo
Foto: Divulgação/TV Globo
Outra novidade no canal foi o reality “The Voice”, apresentado pelo jornalista Tiago Leifert. O programa contou com o apoio dos jurados Carlinhos Brown, Daniel, Lulu Santos e Claudia Leitte. O bom desempenho da atração nas tardes de domingo levou a Globo a encomendar uma segunda temporada. Ellen Oléria foi escolhida como a melhor voz do Brasil. No mesmo mês, a Globo comunicava a troca em sua direção geral. Octávio Florisbal deixa o posto para Carlos Henrique Schroder a partir de 2013.
Ainda em setembro, os telespectadores passaram a acompanhar a luta de Ronaldo Fenômeno para emagrecer no quadro “Medida Certa”, do “Fantástico”. Outra novidade foi a veiculação da segunda reprise de “Da Cor do Pecado” no “Vale a Pena Ver de Novo”. A trama, reprisada há pouco tempo, não conseguiu segurar os índices de “Chocolate com Pimenta”. Enquanto isso, a Globo perdia um de seus novelistas. Carlos Lombardi anunciou sua mudança para a Record, onde escreverá uma novela em 2013. E após uma série de desgastes com a RedeTV!, Hebe e a emissora chegaram a um acordo e rescindiram o contrato. Dias depois, o SBT anunciava a volta da rainha da TV ao canal para a apresentação de um novo programa.
O adeus à Rainha da TV 
O dia 29 de setembro foi de luto para a TV brasileira. O público perdia sua maior apresentadora. Hebe Camargo morria em São Paulo, aos 83 anos. Ela lutava contra um câncer desde 2010 e faleceu após uma parada cardíaca, enquanto dormia.

Falecimento de Hebe Camargo comoveu o Brasil em setembro
Foto: Divulgação/SBT

A trajetória da rainha da televisão, como ficou conhecida, se confunde à da TV brasileira. Em 1950, ela foi convidada para participar da inauguração da Tupi, mas, em cima da hora, precisou ser substituída pela amiga Lolita Rodrigues. Ao longo da carreira, apresentou programas na TV Continental, na Record e na Rede Bandeirantes. Porém, em 1985, foi convidada por Silvio Santos para comandar as noites de segunda do SBT. Foram quase 25 anos na emissora, onde seu programa tornou-se referência. Muitos famosos passaram pelo marcante sofá da atração.

Entretanto, no fim de 2010, insatisfeita com seu rumo no SBT, surpreendeu a todos ao migrar para a RedeTV!. Foi um curto casamento. Após pouco mais de um ano no canal do amigo Amilcare Dallevo, Hebe rescindiu seu contrato e acertou a volta à emissora de Silvio Santos. Reestreia que não deu tempo de acontecer, pois a loira faleceu dois dias depois de assinado o novo contrato.
Seu jeito de entrevistar, de trocar selinhos com os convidados e sua alegria de viver marcaram a história da TV. Expressões como “Gracinha” e “Linda de Viver” permanecem presentes em seu público.
Outubro

“Avenida Brasil” terminou em outubro com a maior audiência do ano
Foto: Divulgação/TV Globo
A Globo seguiu perdendo audiência com suas novelas. Com o fim de “Cheias de Charme”, estreou “Guerra dos Sexos”. Porém, a trama não emplacou, despencou os índices da antecessora e registrou, em algumas ocasiões, audiência inferior a 20 pontos. A situação piorou com o fim de “Avenida Brasil”, que em seu derradeiro capítulo conquistou 51 pontos na Grande São Paulo, maior marca da TV no ano.

A sucessora “Salve Jorge”, de Glória Perez, derrapou ao repetir elementos de outras novelas da autora. Até dezembro, a trama registra o pior resultado de um folhetim das 21h: apenas 30 pontos de média geral. Até a audiência do “Jornal Nacional” foi afetada pelo desempenho dos folhetins.

Na Record, os problemas são ainda mais constantes. “Rebelde” foi encerrada antes do previsto e registrou o pior índice do canal em um último capítulo de novela nos últimos oito anos: três pontos. Com a decisão da emissora em encurtar a trama, começaram a pipocar na imprensa boatos sobre um possível fim da parceria com a mexicana Televisa. Para ocupar a faixa das 21h, a Record escalou a reprise de “Rei Davi”, que conseguiu dobrar os índices deixados pela novela teen. O bom resultado levou a rede a apostar em outras reprises bíblicas no horário.

Após duas temporadas, “Rebelde” chegou ao fim com baixa audiência na Record
Foto: Divulgação/TV Record
A grande aposta da Record no mês foi “Balacobaco”, de Gisele Joras. No entanto, a trama não conseguiu recuperar a audiência perdida por “Máscaras” e tem encontrado dificuldade para romper a casa dos sete pontos. Mais uma tentativa frustrada da emissora foi o reality “Fazenda de Verão”, desta vez com anônimos, que estreou no dia 31 sob o comando de Rodrigo Faro.
Após começar com 14 pontos, o reality não teve fôlego para enfrentar “Carrossel”. Com isso, a “Fazenda” foi transferida para as 23h15 e, mesmo assim, continuou acumulando derrotas para o SBT. Outra baixa na Record foi a saída de Zezé Motta, que acertou seu retorno à TV Globo. Já Gugu Liberato, que vive uma fase de baixa audiência, anunciou a compra do formato “Name That Tune”, já adaptado pelo SBT com o nome de “Qual é a Música?”.
Novembro
Corte de colaboradores marcaram o mês de novembro. A Record anunciou a reformulação da Record News e demitiu mais de 60% dos funcionários do canal de notícias. Nomes como Amanda Françozo e João Santos foram desligados, a redação da emissora no Rio foi fechada e vários programas desapareceram do ar. Já a Band demitiu 20 profissionais de programas que foram extintos e a RedeTV! dispensou um de seus fundadores, o superintendente de operações Kalled Adib.

Mais uma vez, “Teleton” movimentou o mês de novembro no SBT
Foto: Divulgação/SBT
Já no SBT, o mês foi de solidariedade. Nos dias 9 e 10 de novembro, foi exibida a 15ª edição da maratona “Teleton”, em prol da AACD. E como não poderia deixar de ser, não faltaram homenagens à Hebe Camargo, madrinha da campanha.
A maratona registrou a melhor audiência dos últimos anos e arrecadou pouco mais de R$ 30 milhões, R$ 5 milhões a mais que a meta. Silvio Santos, Patricia Abravanel e Tiago Abravanel comandaram o encerramento da campanha no palco.
Ainda no SBT, o “Programa Silvio Santos” virou notícia no mundo inteiro. A pegadinha em que uma “menina-fantasma” aparece dentro de um elevador conquistou o público na TV e na internet com mais de 15 milhões de acessos no Youtube em poucos dias.
A RedeTV! promoveu novidades em sua grade em novembro com as estreias de “Feira do Riso” e “Luciana By Night”. O talk-show de Luciana Gimenez, regado a muito humor, elevou os índices e tornou-se uma das maiores audiências do canal. No mesmo mês, a RedeTV! anunciou uma parceria com a ESPN para a transmissão dos “X-Games” em 2013 e a contratação do humorista Marco Bianchi.

Em novembro, Globo anuncia o cancelamento definitivo do “Casseta & Planeta” e “As Aventuras do Didi”
Foto: Divulgação/TV Globo
Na Globo, foi anunciado o cancelamento dos programas “As Aventuras do Didi” e “Casseta & Planeta Vai Fundo”. Já o diretor do “TV Xuxa” Mário Meirelles se descontrolou na internet ao ver o programa que dirige ser derrotado pela Record.
Ele usou o Twitter para chamar o público do desenho “Pica Pau” de retardado. Com a má repercussão do caso junto ao público e dentro da própria Rede Globo, o diretor acabou deletando sua conta no microblog e virou alvo de reportagem no “Domingo Espetacular”.
Ainda em novembro, a Record promoveu mudanças em sua grade dominical, reduzindo o “Tudo é Possível”, antecipando o “Programa do Gugu” e o “Domingo Espetacular” e exibindo às 22h a sessão “Tela Máxima”. Outra novidade foi o retorno de Goulart de Andrade à TV, com a estreia do “Vem Comigo” na TV Gazeta. Já a atriz Françoise Forton retornou à TV Globo.
Dezembro
O mês é marcado pela transferência de vários humoristas. O repórter do “CQC” Rafael Cortez anuncia sua saída para comandar o reality “Got Talent” na Record em 2013. Para reforçar a equipe do humorístico, a Band contrata a comediante Dani Calabresa, da MTV. Já o marido de Calabresa, Marcelo Adnet, também deixará a MTV a partir de 2013. Seu destino deve ser a Globo.

Em dezembro, “Domingo Espetacular” entrevistou Guilherme de Pádua; caso gerou revolta e foi parar na Justiça
Foto: Divulgação/TV Record
Uma reportagem da Record causou polêmica em dezembro. Marcelo Rezende entrevistou Guilherme de Pádua, assassino da atriz Daniella Perez. Exibida no “Domingo Espetacular” e reprisada em vários programas da casa, a entrevista repercutiu mal na internet e foi criticada pela mãe da atriz, a novelista Glória Perez.
A matéria também casou transtorno na Record, já que Raul Gazolla, contratado da emissora e casado com a atriz na época, reclamou com os diretores do RecNov sobre a postura do canal. Recentemente, a Justiça proibiu a veiculação da entrevista em qualquer programa da Record.
No dia 16, o Corinthians se sagrou campeão Mundial ao vencer o Chelsea. E o título rendeu excelentes índices para a Globo e Band na ocasião e uma semana de destaque para a conquista corintiana nos principais veículos de comunicação do país.
Já o palhaço Bozo voltou a dar as caras na TV. O SBT surpreendeu a todos e escalou o personagem para apresentar o “Bom Dia & Cia”. Com isso, o apresentador Yudi Tamashiro foi desligado do programa.

Sucesso na década de 80, palhaço Bozo volta ao SBT e deve ganhar programa solo em 2013
Foto: Reprodução
Após meses de boatos, a Record oficializou o fim do dominical “Tudo é Possível”. A atração de Ana Hickmann vinha apresentando altos gastos e baixo desempenho. Outra novidade na emissora foi a contratação do ator Maurício Mattar.
Na Globo, estreou mais um temporada do programa “Esquenta”. E em mês de décimo terceiro salário, a RedeTV! voltou a assustar seus funcionários. Um novo corte foi promovido e atingiu diversos setores, entre eles o jornalismo. Sobrou até para a jornalista Cláudia Barthel. Dias depois, a RedeTV! voltou atrás e começou a negociar um novo contrato com ela.

Adeus


Fotos: Divulgação
Além de Chico Anysio e Hebe Camargo, o ano de 2012 foi de despedida de vários profissionais e artistas que marcaram época, como Yedda do Rego Alves, Wando, Pery Ribeiro, Millôr Fernandes, Marly Bueno, Dicró, Luiz Carlos Buruca, Tinoco, Ted Boy Marino, Regina Maria Dourado, Wilton Franco, Marcos Paulo, Joelmir Beting e Telma Reston.

Record é proibida pela Justiça de reprisar entrevista com Guilherme de Pádua

Emissora também não poderá exibir, sem autorização prévia, imagens de Daniella e Glória Perez

https://i0.wp.com/natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20121221103505.jpg

Assassino de Daniella Perez

De acordo com informações do jornal “O Globo” desta sexta-feira (13), a Record está proibida de reprisar a entrevista que fez com Guilherme de Pádua, condenado pelo assassinato de Daniella Perez em 1992.

A matéria foi ao ar pela primeira vez no “Domingo Espetacular” do dia 9 de dezembro e gerou enorme repercussão, já que ele falou sobre o crime.

O jornal ainda informa que a emissora não poderá exibir, sem autorização prévia, imagens da atriz e de sua mãe, a autora Glória Perez.

Caso a Record descumpra a decisão da justiça, concedida pela 12ª Vara Cível do Rio, a multa será de R$ 500 mil por exibição, de acordo com o advogado Paulo Cezar Pinheiro.

Ao jornal, Glória Perez disse: “O caso não pode ser usado para gerar lucros para seu assassino e quem lhe cede o palco, para que ele conte ’versões’, como se já não tivesse sido julgado e condenado. Só peço paz e respeito”.

No Twitter, a autora revelou: “Entrei na justiça. Contra os dois: emissora e assassino”. Famosos repercutiram a decisão: “Fez mto bem de entrar na Justiça! Que absurdo!”, escreveu no microblog a atriz Fernanda Paes Leme.

Segundo informações, Guilherme de Pádua teria recebido 18 mil reais pela entrevista. Procurada pelo NaTelinha, a Record negou.

Sobre a condenação, a emissora está analisando e prometeu retorno em breve.

natelinha

Raul Gazolla reclama sobre entrevista com Guilherme de Pádua na Record

https://i0.wp.com/natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20121219210032.jpg
Divulgação
Segundo informações do colunista Leo Dias, o ator Raul Gazolla esteve na semana passada no Recnov, sede de dramaturgia da Record no Rio, para falar sobre a entrevista feita com Guilherme de Pádua e exibida no “Domingo Espetacular”.
De acordo com a publicação, Gazolla ficou revoltado e deixou clara a sua insatisfação diante da direção da Record. Houve um pedido informal de desculpas, mas os profissionais da emissora que receberam o ator disseram que não poderiam intervir na decisão editorial do jornalismo.
Guilherme de Pádua assassinou Daniella Perez, filha da autora Glória Perez e mulher de Raul Gazolla, em 1992.
natelinha

Guilherme de Pádua teria recebido R$ 18 mil por entrevista; Record nega

https://i1.wp.com/natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20121214113752.jpg

Divulgação

No último domingo a Record exibiu uma entrevista com o ex-ator Guilherme de Pádua, réu confesso do assassinato de Daniela Perez, filha da autora global Glória Perez. A emissora foi bastante criticada pela reportagem, que foi ao ar pelo “Domingo Espetacular”.

A matéria foi ainda reprisada no programa “Fala que eu Te Escuto”, da Igreja Universal, nas madrugadas da Record. De acordo com o “Jornal do Brasil”, Guilherme de Págua teria recebido da emissora 18 mil reais para falar detalhes do assassinato da atriz.

Glória Perez fez duras críticas ao canal de Edir Macedo e rebateu várias das declarações dadas por Guilherme de Pádua. O programa “Fala que eu Te Escuto” classificou Guilherme como um assassino que ainda está pagando pelo seu crime.

Procurada pela reportagem do NaTelinha, a Record negou ter pago qualquer valor a Guilherme de Pádua pela entrevista.

natelinha