#Retrospectiva2017 – Bahia campeão da Copa do Nordeste 2017

JOGO DA IDA – 17/05/2017

Sport e Bahia ficam no empate em jogo de ida da final do Nordestão

Tricolores abriram o placar no segundo tempo e rubro-negros conseguiram empatar no final; empate sem gols favorece ao Tricolor de Aço na volta, na Arena Fonte Nova

 

Tudo aberto na final do Nordestão. No primeiro jogo da final, nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro, Sport e Bahia empataram por 1 a 1. O Esquadrão de Aço saiu na frente com Juninho. Mas o xará dele, talismã do Leão, empatou o duelo no final da partida. O campeão será decidido em Salvador, na semana que vem.

Na partida final, quarta-feira que vem, na Fonte Nova, o cenário é este: 0 a 0 favorece o Bahia (que marcou um tento fora de casa). Já 1 a 1 vai para os pênaltis. Qualquer outro empate dá Sport (pelo mesmo critério de gols como visitante). E, claro, quem ganhar leva a taça.

Empurrado pela torcida e com a intenção de fazer vantagem no primeiro jogo, o Sport tomou a iniciativa da partida na etapa inicial. Com uma formação mais ofensiva, em que Ney Franco abriu mão dos três volantes, o Leão teve mais chances que o Bahia. As principais foram com Rogério e Matheus Ferraz, que acertou até a trave de Jean.

O time de Guto Ferreira, por outro lado, tinha uma proposta mais defensiva. Cheio de desfalques, o Esquadrão de Aço foi quem entrou com três jogadores de pegada no meio-campo e buscou o contra-ataque. Quase chegou a abrir com Allione, na frente de Magrão, e marcou com Zé Rafael – mas, em decisão polêmica, o árbitro anulou. Ele enxergou impedimento de Renê Junior considerando que, mesmo sem tocar na bola, o jogador participou do lance.

Na volta do intervalo, o Bahia voltou melhor. Mais organizado, com toque de bola, o time de Guto Ferreira abriu o placar. O Sport sentiu o golpe e poderia ter levado mais, não fosse um milagre de Magrão. Após alguns minutos de turbulência, o time rubro-negro conseguiu o empate, na estrela de Juninho, que havia saído do banco de reservas.

GLOBO ESPORTE.COM

Jogo da Volta – 24/05/2017

É campeão! Bahia bate o Sport e conquista a Copa do Nordeste 2017

Edigar Junio marca o gol da partida, que conta com mais de 40 mil pagantes. Sport tem Rogério expulso ainda no primeiro tempo

Fazia tempo. Muito tempo. As fotos que serviam de lembrança já estavam até desbotadas. Em 2002, o Bahia conquistou pela última vez a Copa do Nordeste. E, na noite desta quarta-feira, 15 anos depois, redescobriu a sensação de ter nas mãos o título da principal competição regional do país. Na Arena Fonte Nova, o Tricolor bateu o Sport por 1 a 0, com gol marcado por Edigar Junio, e muita festa nas arquibancadas. O público pagante foi de 40.739 pessoas, com renda de R$ 1.620.453,50.

Cadê o Sport?

O Sport precisava balançar as redes para sair da Fonte Nova com o título da Copa do Nordeste. Mas a inércia do time contrastava com a necessidade pelo resultado. Com pouca articulação, a equipe pernambucana encerrou a primeira etapa sem exigir ao menos uma defesa do goleiro Jean. O Bahia, a quem o empate sem gols bastava, foi o oposto e colecionou chances. Aos 12 minutos, abriu o placar com Edigar Junio, que recebeu passe de Armero, enganou a marcação e encobriu Magrão. Régis quase ampliou e Edigar Junio acertou a trave. A situação para o Leão da Ilha não era boa e ficou ainda pior quando Rogério simulou um pênalti e foi expulso.

Para tentar tornar o Sport mais agressivo, Ney Franco substituiu Raul Prata por Marquinhos. Mas foi novamente o Bahia quem conseguiu criar oportunidades. Edigar Junio chegou a marcar, mas o lance foi anulado por impedimento do atacante. Magrão foi o responsável por evitar o gol de Régis, que ganhou na velocidade e chutou forte. Pouco tempo depois, o goleiro foi decisivo mais uma vez, ao fazer grande defesa em chute de Edigar Junio. O primeiro chute do time pernambucano só ocorreu aos 26 minutos, com Everton Felipe. Na base do abafa, o Rubro-Negro ainda tentou chegar ao empate, mas foi pouco para um time que mostrou pouca ambição e organização desde os instantes iniciais.

GLOBO ESPORTE.COM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.