Na transmissão de Palmeiras e Corinthians, na última quarta-feira (12), como se informou aqui, a Globo fez 41 pontos de média, audiência de Copa do Mundo ou de novela. E novela das 9. Ibope e GfK empatados.
Um jogo fora da curva,clássico, mas nenhuma decisão de campeonato, daí ser um resultado que chama tanto a atenção. Para se ter uma ideia, no mesmo horário, ainda na praça de São Paulo, todas as outras emissoras somadas – SBT (8,5), Record (6,9), Rede TV! (1,7), Band (1,4), Cultura (0,4) e Gazeta (0,3), com programações diversas, não chegaram à metade dos índices alcançados pela primeira colocada.
Números, aliás, que têm se repetido com enorme frequência, colocando o futebol, tanto o lá de fora, como o daqui, entre os principais produtos da televisão como um todo.
Segundo o Ibope, 132 milhões de pessoas acompanharam as dez primeiras rodadas do campeonato brasileiro, alcançando uma pontuação superior e m 10% ao registrado no mesmo período do ano passado.
Escolheu-se, por acaso, o dia 19 próximo, como Dia Nacional do Futebol.
Na parte que cabe à televisão, tudo a comemorar.
Flávio Ricco com colaboração de José Carlos Nery