Com 807 prefeitos eleitos, sendo sete de capitais, o PSDB desponta com grande vitorioso das eleições municipais

7bab5-psdb-logo

O PSDB se consolidou neste domingo (30) como o grande vitorioso das eleições municipais deste ano. Dos 19 candidatos tucanos que disputaram o segundo turno, o partido elegeu 14, sendo cinco de capitais: Porto Alegre (RS), Maceió (AL), Belém (PA), Manaus (AM) e Porto Velho (RO). Ao todo, serão 807 cidades em todo o país governadas por tucanos, o que mostra a força da “Onda Azul” que tomou conta do país nas disputas municipais, recebendo mais de 21 milhões de votos nos dois turnos.

Sete capitais brasileiras terão prefeitos do PSDB nos próximos quatro anos: São Paulo, Porto Alegre (RS), Maceió (AL), Manaus (AM), Belém (PA), Teresina (PI) e Porto Velho (RO). É o maior êxito de um partido político nas urnas em 2016, comprovando o desejo da população brasileira de eleger candidatos do PSDB.

“Uma segunda onda azul está tomando conta do país como já havia acontecido no primeiro turno. O PSDB será, na história do Brasil, o partido político que governará o maior número de brasileiros. Isso é uma resposta clara da sociedade brasileira ao papel que o PSDB vem desempenhando ao denunciar as irregularidades e irresponsabilidades do governo petista”, disse o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG).

Em 2012, o PSDB elegeu 695 candidatos na disputa municipal, o que comprova o crescimento de 15,5% do partido nas urnas em 2016. Numericamente, o PMDB foi o partido que elegeu o maior número de prefeitos este ano, no total de 1.038, mas o partido cresceu apenas 1,6% nas urnas no comparativo com as eleições de 2012 – em que foram eleitos 1.021 candidatos peemedebistas.

O PSDB também elegeu nove prefeitos no segundo turno nas cidades com mais de 200 mil habitantes: Blumenau (SC), Caruaru (PE), Contagem (MG), Jundiaí (SP), Ribeirão Preto (SP), Santa Maria (RS), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Vila Velha (ES).

Além dos candidatos às prefeituras, o PSDB também elegeu sete vice-prefeitos no primeiro e segundo turnos das eleições municipais. Só neste domingo, foram eleitos os vice-prefeitos tucanos de Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Juiz de Fora (MG) e Cariacica (ES).

Derrocada

Ao contrário do PSDB, o PT não conseguiu eleger nenhum dos sete candidatos que disputaram o segundo turno. A trajetória de queda do partido ganhou força este ano após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e as crescentes denúncias da Lava Jato contra o ex-presidente Lula. Mas desde 2008, quando elegeu o maior número de prefeituras nos municípios com mais de 200 mil habitantes, a sigla vem em trajetória de queda.

Em 2008, foram 20 prefeitos do PT eleitos no país nas maiores cidades, contra 17 em 2012. Este ano, apenas um prefeito do PT foi eleito em todo o país. A queda do partido foi de 94,1% na comparação com as eleições municipais de 2012.

 

Site do PSDB

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s