Autor de “Liberdade, Liberdade” fará minissérie sobre período nazista

Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa em seu apartamento em Copacabana, em 1992. Ela foi a segunda mulher do escritor Guimarães Rosa

Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa em seu apartamento em Copacabana, em 1992. Ela foi a segunda mulher do escritor Guimarães Rosa

Mário Teixeira, o mesmo autor de “Liberdade, Liberdade”, já tem um novo compromisso bem encaminhado na Globo. Agora, como próximo desafio, escrever uma minissérie baseada na vida de Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa (1908-2011), com título provisório de “Aracy, o Anjo de Hamburgo”.

Nos anos 1930, Aracy era funcionária do consulado brasileiro em Hamburgo, Alemanha, onde chefiava a seção de passaportes. Correndo riscos e por iniciativa própria, ela salvou a vida de dezenas de judeus, que graças à sua intervenção conseguiram emigrar para o Brasil, fugindo da perseguição nazista.

Relatos revelam que Aracy fez isso contrariando circulares secretas do Itamaraty, no Governo Getúlio Vargas. Os consulados na Alemanha eram instruídos a não conceder vistos de entrada para judeus.

Ela chegou a usar clandestinamente veículo do serviço consular para transportar judeus, e os escondia em sua casa. No trajeto, acompanhava os refugiados até o navio e, fazendo uso de sua imunidade diplomática, levava suas joias e dinheiro na própria bolsa, para evitar que fossem confiscados pela polícia nazista.

É o gesto heroico desta brasileira em meio ao nazismo que Mario Teixeira vai contar. Jayme Monjardim é o diretor escolhido pela Globo para esta minissérie.

Flávio Ricco com colaboração de José Carlos Nery

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.