Imetropará apreende balanças irregulares em feira livre de Belém

Operação de fiscalização foi motivada por denúncias.
Proprietários foram autuados e tem 10 dias para recorrer da apreensão.

Bandeira do estado do Pará

Fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Estado do Pará (Imetropará) apreenderam balanças utilizadas por comerciantes de uma feira livre localizada na avenida Romulo Maiorana, no bairro do Marco, em Belém, na manhã de sábado (18). Operação foi motivada por denúncias, que apontavam um grande número de equipamentos de origem estrangeira fora dos padrões exigidos pelo Inmetro.

“O nosso objetivo é retirar esses equipamentos que não possuem os padrões exigidos pela portaria do Inmetro que estão de forma irregular nas nossas feiras”, explicou o presidente do órgão, Jorge Rezende.

Todos os equipamentos de pesagem de alimentos precisam cumprir normas estabelecidas em portaria. “Nós fazemos a aferição periódica e a certificação com o selo do Inmetro nas balanças que estão em bom estado de conservação, justamente para que o consumidor se sinta mais seguro na hora de comprar o seu produto. Elas recebem um selo com validade de um ano”, acrescentou.

Os proprietários foram autuados e tem até 10 dias para recorrer da apreensão. A ação contou ainda com apoio de policiais militares e de fiscais da Secretaria Municipal de Economia, que realizaram ações de conscientização junto aos feirantes.

Continuidade
O Imetropará informa que outras feiras também receberão a ação. O cronograma está sendo concluído, mas não será divulgado para não comprometer as futuras diligências. A meta é fazer essa verificação em todas as feiras livres.

 

G1.COM.BR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.