‘Não sabia que médico reside no hospital’, diz vereador ao cometer gafe

Paulo Rocha rebatia requerimento sobre bolsa-auxílio a médicos residentes.
Comentário provocou risos durante sessão na Câmara de Foz do Iguaçu (PR).

Bandeira do estado do Paraná

O comentário do vereador Paulo Rocha (PMDB) durante a sessão na Câmara de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na quinta-feira (16) provocou risos de parlamentares, funcionários e pessoas que acompanhavam as votações do dia. Ao falar sobre um requerimento defendido pelo vereador Nilton Bobato (PCdoB), Rocha declarou não saber que “médico reside [mora] no hospital”.

“Vou ler o requerimento dele aqui. Requerimento 276/2016: Requer do prefeito municipal informações sobre a previsão de pagamento de bolsa-auxílio aos médicos residentes no hospital. Eu não sabia que tem médico que reside no hospital. Uai, médico residindo no hospital?”, questionou.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (17), um dia após a suposta gafe viralizar na internet, o vereador defendeu-se dizendo que sabia o que são médicos residentes, mas que aproveitou a oportunidade para criar polêmica já que, segundo ele, uma grande parte da população não tem conhecimento deste tipo de exigência feita aos médicos recém-formados e que usam a residência para se especializar e praticar o conhecimento.

“É claro que eu sei o que é um médico residente, mas quis chamar a atenção da população para um problema que temos na saúde. Nas vistorias que fazemos nos postos, vemos que faltam médicos e usei isso para chamar atenção e ‘zuar’ com o vereador Bobato. Se não tem médico para trabalhar, tem para morar no hospital?”, lembrou ao explicar que estava sendo irônico ao fazer o comentário. “Agora as pessoas sabem o que é um médico residente.”

Já o vereador que teve o requerimento apresentado e aprovado na mesma sessão, Rocha não sabia o que estava falando. “Não cabe a mim julgar a opinião de ninguém. Se não concorda com uma posição, o vereador precisava pelo menos ter estudado o assunto. Isso mostra claramente ele não fez isso e que a intenção era só atacar a proposta”, rebateu Nilton Bobato.

Polêmicas
Paulo Rocha é conhecido na Câmara Municipal por outras polêmicas, como ir trabalhar montado em um pônei e usar ternos coloridos, atitude que chegou a resultar na mudança do regimento interno da Casa estabelecendo limites para as cores das roupas usadas pelos vereadores durante as sessões em plenário.

“Eu procuro chamar a atenção mesmo. A população precisa olhar para a Câmara e saber sobre os problemas da cidade e o que os vereadores estão fazendo. Eu não sou analfabeto. Sou um homem experiente. Sei de onde saí, onde estou e onde pretendo chegar. Vergonha quem passou foi o deputado Tiririca que teve que provar que sabia ler e escrever”, reforçou.

Confira a nota de esclarecimento do vereador Paulo Rocha na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Criei a polemica porque uma grande parte da população não sabe e não tem conhecimento o que significa médico residente.
Oque é residência médica?
Residência é onde o médico formado em clínica geral que quer se especializar, como por exemplo: Cardiologista, Ginecologista, Ortopedia, Cirurgião, Oftalmologista, Pediatria etc…
Oque é um médico residente?
O médico presta um vestibular novamente na área que ele que ser especializado. Após ingressar na área especializada o médico deve estudar em um hospital credenciado e acompanhado por professor medico especialista.
O médico residente estuda no hospital mais ou menos 12 horas, é responsável pela área especializada junto com o coordenador médico.
O médico passa a ser chamado de residente… Símbolo R1, R2 e R3. Dai ele estuda 3 anos, a e ele faz um novo exame para ser aprovado.
Por isso que se chama médico residente, para não ser chamado de medico estudante.
O médico residente somente pode estudar em hospital, motivo pelo qual recebe um auxílio-bolsa, conforme determina a lei da bolsa auxílio.
“Queremos dar conhecimento para o povo, o que é um médico residente.”

 

G1.COM.BR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.