Estátua de Maurício de Oliveira é pichada mais uma vez em Vitória

Crime aconteceu seis dias após primeira ocorrência.
Local ganhou uma câmera de videomonitoramento para inibir ações.

Bandeira do estado do Espírito Santo

Estátua de Maurício de Oliveira é pichada mais uma vez, no ES (Foto: Divulgação)

Estátua de Maurício de Oliveira é pichada mais uma vez, no ES (Foto: Divulgação)

A estátua de bronze do violonista capixaba Maurício de Oliveira, na Praia de Camburi, em Vitória, foi alvo de vandalismo novamente. A pichação foi feita na madrugada desta sexta-feira (10), seis dias depois da primeira ocorrência. Para inibir a ação de pichadores, o local vai ganhar uma câmera de videomonitoramento.

A atual câmera registrou a ação, mas pela distância, cerca de 300 metros, a identificação do criminoso foi comprometida. No banco em que a estátua de Maurício se encontra foi escrita a palavra “ruje”. A estátua foi limpa na manhã desta sexta.

O secretário de Segurança Urbana de Vitória Frônzio Calheira informou que, além da nova câmera, a iluminação foi melhorada com a troca da lâmpada por uma mais clara. Segundo o secretário, a ação aconteceu por volta das 3h50 e foi rápida, não dando tempo para chegada da Guarda Municipal.

“A iluminação anterior era cênica e produzia muitas sombras. Com essa iluminação, tudo vai ficar mais claro no local, o que pode inibir as ações de vandalismo e ajudar no monitoramento”, comenta Frônzio.

A estimativa é que a nova câmera de videomonitoramento, giratória e com capacidade de zoom, seja instalada na próxima semana, mais perto da estátua. Para isso, será necessária a instalação de fibras óticas.

Para denúncias sobre o caso a pessoa pode ligar para a polícia, pelo 181, ou para a prefeitura, pelo 156.

Recorrente
Na madrugada do último sábado, a estátua foi pichada pela primeira vez. Na ocasião, a Prefeitura de Vitória informou que as câmaras de videomonitoramento filmaram o momento da pichação e que as imagens foram encaminhadas para a polícia, que investiga o caso. A prefeitura informou que não tem novidades sobre a investigação da primeira ocorrência.

Lei
A prefeitura de Vitória sancionou uma lei contra a pichação em prédios e muros da cidade no dia 19 de maio, deste ano. Com essa nova legislação, quem for flagrado fazendo pichação deve pagar multa de R$ 9.007,80 aos responsáveis pela edificação atingida e reparação dos danos causados.

Quando o ato for praticado contra grafite, monumento ou coisa tombada em virtude de seu valor artístico, arqueológico ou histórico, ou contra bem público, como é o caso da estátua, a multa será aplicada em dobro. No entanto, ela pode ser substituída por serviços comunitários.

 

G1.COM.BR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.