Alagoas imunizou 90% do público-alvo contra H1N1 em 2016

Segundo Sesau, estado ficou em primeiro lugar na região Nordeste.
Até o dia 20 de junho, ocorre a aplicação da segunda dose da vacina.

Bandeira do estado de Alagoas

Vacinas contra a gripe H1N1 já podem ser encontradas em Cuiabá (Foto: Tchélo Figueiredo/Secom-Cuiabá)

Alagoas ficou em primeiro lugar no Nordeste em
cobertura vacinal (Foto: Tchélo Figueiredo/
Secom-Cuiabá)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou, nesta quinta-feira (9) que Alagoas encerrou a Campanha de Vacinação contra gripe deste ano com a maior cobertura vacinal do Nordeste, com 90,1% do público-alvo foi imunizado.

Os dados são do levantamento feito pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde (MS).

Esse resultado, segundo a Sesau, corresponde a 573.831 pessoas, do total esperado de 636.571. No ranking, Paraíba e Sergipe aparecem em segundo lugar, com 89,2% de imunização. A lista prossegue com Pernambuco, com 89,1%, Ceará, com 88%, Bahia, 87,2%, Maranhão, 85,6%, Rio Grande do Norte, com 83,2% e Piauí, com 80,2%.

Se comparado ao rastante do país, Alagoas ficou em décimo lugar. Em primeiro, de acordo com o ranking do MS, está o Distrito Federal, com 88,5% de cobertura. Em seguida vem São Paulo, com 97%, Espírito Santo, com 95,25%, Paraná, com 93,2%, Rondônia, com 93%, Santa Catarinia, com 92,9%, Goiás, com 92,5%, Minas Gerais, com 91,8% e Rio Grande do Sul, com 90,8%.

O público-alvo dessa fase da vacinação era composto por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, população privada de liberdade, pessoas com 60 anos ou mais, funcionários do Sistema Prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis. A imunização tem prazo de 1 ano.

“Graças ao trabalho integrado da Sesau com as Secretarias de Saúde Municipais e a comunicação eficiente na divulgação das informações, Alagoas encerra a Campanha de Vacinação contra a influenza 2016 com a maior cobertura do Nordeste. Temos que também evidenciar o comparecimento em massa do público-alvo, que atendeu ao nosso chamamento”, afirma a assessora do PNI em Alagoas, Denise Castro.

Segunda dose
Até o dia 20 de junho, as crianças que tomaram a vacina pela primeira vez devem receber a segunda dose da vacina nos postos de saúde. A Sesau informa que já distribuiu as quantidades de doses necessárias para cada Secretaria Municipal de Saúde.

Notificações
Em Alagoas, foram notificados 80 casos suspeitos de Influenza em 2016. 15 deles foram descartados, 30 confirmados e cinco causaram a morte dos pacientes.

A técnica do Núcleo das Doenças Imunoprevisíveis da Sesau, Claudeane Nascimento, o vírus pode ser transmitido de v´rias formas.

“Ela […] ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas da boca, olhos e nariz. Por isso, a população deve adotar cuidados simples como formas de prevenção, a exemplo de lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar e não compartilhar objetos de uso pessoal”, recomenda Claudeane.

 

G1.COM.BR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.