Cerca de 3 mil pessoas devem ser atendidas por mês pelos equipamentos.
Pacientes que precisavam dos serviços eram encaminhados para capital.

O Hospital Regional de Cacoal (HRC), a 480 quilômetros de Porto Velho, passou a contar com os serviços de tomografia computadorizada, ecocardiograma, raio-X, teste ergométrico, oftalmologia e outros. Antes, os pacientes que precisavam desses serviços eram encaminhados para a capital ou tinha que recorrer à rede particular.

equipamentos (Foto: Rogério Aderbal/G1)
Os equipamentos foram adquiridos com recursos federais, através de uma emenda parlamentar no valor de R$ 4 milhões e mais R$ 2 milhões do Governo de Rondônia.
De acordo como secretário de estado de saúde, Williames Pimentel, com a instalação dos equipamentos, além de diminuir o trafego de ambulância para Porto Velho afim de fazer exames, o diagnóstico de doenças passa a ser mais rápido e preciso.
“Como esses equipamentos são modernos, os resultados dos exames são divulgados com muita rapidez. Com isso, pode-se iniciar o tratamento do paciente o mais rápido possível, fator fundamental para a cura de muitas doenças. Antes, era preciso esperar o resultado do exame feito na capital para iniciar o diagnóstico”, aponta.
Conforme o diretor do complexo hospitalar regional de Cacoal, Marco Aurélio Vaaquez, cerca de três mil pessoas serão atendidas por mês pelos equipamentos. “Esse é um grande benefício para a população do interior de Rondônia, pois pacientes de mais de 15 municípios serão encaminhados para realizar exames e tratamento aqui em Cacoal”, revela.
O Hospital Regional de Urgência e Emergência (Heuro) também recebeu novos equipamentos.
G1.COM.BR