“Haja Coração”, novela de Daniel Ortiz que estreia terça-feira em substituição a “Totalmente Demais” na Globo, terá várias referências a sucessos do cinemas e contos infantis, mas sempre com uma pegada diferente ou um tempero a mais.
Só como exemplo, quando houve a decisão de reciclar a personagem Shirley Manca de “Torre de Babel”, vivida por Karina Barum e agora interpretada por Sabrina Petraglia, Ortiz buscou inspiração também na história de Cinderela para a construção do papel.
Shirley, após insistir muito em Adônis (José Loreto), um malandro que não dá bola para ela, vai acabar se perdendo durante um forte temporal em São Paulo. Por causa desse aguaceiro, sua bota ortopédica ficará presa em um paralelepípedo. Na tentativa de escapar dali, ela se vê obrigada a deixar o calçado para trás, que será encontrado pelo “príncipe” Felipe (Marcos Pitombo), namorado de Jéssica (Karen Junqueira).
Sai o sapatinho de cristal e entra a bota, e é claro que em algum momento os dois irão se envolver. Em “Haja Coração”, Petraglia vive a irmã de Mariana Ximenes, a Tancinha da vez, papel que foi de Cláudia Raia em “Sassaricando”.
Shirley por Sabrina
Em mensagem à coluna, Sabrina Petraglia diz que está compondo uma Shirley “leve, doce, cheia de vida, apaixonada, que quer se aventurar”, mas não tem nada de coitadinha.
“Possui uma deficiência física, mas não se acha menos que ninguém. É uma garota normal. O problema não está nela, está no julgamento dos outros”, explica a atriz sobre o perfil da personagem.
No processo para aprender a mancar, a atriz revela que sentiu na pele a discriminação que as pessoas com deficiência sofrem no dia a dia.
Flávio Ricco com colaboração de José Carlos Nery