‘Leitura Cidadã’ estimula a doação e compartilhamento de livros.
Projeto será realizado de maneira itinerante em escolas e instituições.

Com a popularização do uso das tecnologias e das redes sociais, disseminar o hábito de ler livros pode ser uma tarefa difícil em tempos de internet. Mas aceitando este desafio, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Amapá lançou na quarta-feira (25) o projeto “Leitura Cidadã”, que incentivará a prática em escolas e outras insituições de forma itinerante.
Uma “Árvore do Conhecimento” foi montada em frente ao prédio da OAB, localizado no Centro de Macapá, onde a população pode levar livros para casa e também deixar obras para emprestar aos moradores.

(Foto: Jéssica Alves/G1)
“A ideia surgiu como uma forma de compartilhar o conhecimento, a princípio entre os próprios advogados e a comunidade. Estamos abastecendo a árvore com livros doados pela comunidade que abraçou esta causa. A cada dia, livros e mais livros são doados e levados”, explicou a idealizadora do projeto, Kennya Monassa, presidente da Comissão de Desporto, Lazer e Cultura da OAB Amapá.
O objetivo do projeto é conscientizar as pessoas que elas podem levar um livro, trocar por outro, trazer de volta o que levou depois de lido e doar os livros que têm em casa e que já foram lidos. Kennya conta que o público infantil também aderiu à ideia.
“Como o público infantil é grande, vamos levar a árvore para escolas em Macapá, onde as crianças também serão nossas colaboradoras. O que mais me encanta é que os livros infantis são um sucesso e sempre as crianças se empolgam com a ideia”, comentou.
Árvore do conhecimento recebe doações de livros (Foto: Jéssica Alves/G1)
G1.COM.BR