Uma reclamação frequente em todas as TVs é a mudança costumeira de resultados do Ibope, entre os números apontados no realtime e a divulgação do consolidado no dia seguinte.
Um fato, em particular, ocorrido com o SBT no dia 12 passado, chamou mais atenção da coluna, porque desde a primeira novela da tarde até a exibição do último telejornal na madrugada do dia seguinte, essa diferença existiu e sempre para menos nos seus índices.
Para não deixar isso passar batido e se tratar de um acontecimento que dirigente de televisão nenhuma tem facilidade de aceitar, a coluna conversou com a Fábia Juliasz, diretora de Video Audience Management da Kantar IBOPE Media
Segundo ela, as emissoras e programas devem considerar os dados prévios apenas como uma referência ou parâmetro de seus desempenhos. Nunca como um resultado definitivo. Tomada de decisões estratégicas devem sempre aguardar por possíveis atualizações nos dados consolidados, chamado de Overnight, entregues no dia seguinte.
Ainda de acordo com a Fábia, essa diferença entre os dados acontece porque há diversas regras de controle de qualidade possíveis de aplicar apenas no consolidado.
Cita como exemplo
Dando seguimento à questão acima levantada, Fábia Juliasz informa ainda que no caso do realtime, toda informação coletada é considerada no processamento, enquanto que para a consolidação é aplicado um processo de validação do que foi colhido.
No caso do SBT, entenda-se, a diferença observada se deu durante a validação dos resultados.
Flávio Ricco com colaboração de José Carlos Nery