Notícia Publicada em 14/04/2016 22:26
Estes são os primeiros placares a informar que 342 deputados votarão pela saída de Dilma
SÃO PAULO – O impeachment da presidente Dilma Rousseff alcançou, na noite desta quinta-feira (14), os 342 votos necessários para ser aprovado pelo plenário da Câmara, segundo as contagens dos jornais O Estado de S.Paulo e O Globo, divulgadas nos respectivos sites. Estes são os primeiros placares a informar que o pedido de impedimento conta com os dois terços de deputados necessários para ser remetido ao Senado.
De acordo com a contagem do Estadão, o dia está terminando com 342 deputados a favor do impeachment (o mínimo necessário para passar), 127 contrários, 16 indecisos e 28 que não quiseram declarar seu voto na pesquisa. O resultado marca uma forte evolução em relação a ontem, quando havia 326 votos favoráveis; 125 contrários; 29 indecisos e 33 que não se posicionaram. A sondagem também mostra a velocidade com que o apoio a Dilma evaporou nesta semana. Na segunda-feira (11), os defensores do impeachment eram 299.
Já na conta de O Globo, há 342 favoráveis, 118 contrários e 53 que não responderam. O jornal não apresenta um a evolução dos votos nos últimos dias.
O placar reforça a avaliação dos cientistas políticos de que, nestes últimos instantes antes da decisão marcada para domingo, a guerra psicológica entre aliados e opositores de Dilma vai pressionar o resultado.
O efeito mais esperado é o de manada. “Vários deputados vão votar para um, ou para outro, a depender da percepção de quem vai ganhar”, diz o cientista político Vítor Oliveira, sócio da consultoria Pulso Público. “O deputado vai encaminhar, estrategicamente, a sua votação em função do risco de ser punido, em um momento posterior, pelo grupo vencedor.”
O FINANCISTA