No intervalo de uma semana, o Ceará sofreu duas eliminações da Copa do Nordeste. No último dia 3, ao perder por 1×0 para o Santa Cruz, na partida de volta das quartas de final, no Castelão, o Alvinegro se despediu da edição 2016 do regional. Neste fim de semana, ao ser eliminado de forma precoce do Campeonato Cearense, ficando fora das semifinais do Estadual, o Alvinegro já sabe que não disputará também do Nordestão de 2017, uma vez que as duas vagas do Estado para a competição são destinadas ao campeão cearense e o vice.
Além de ficar da Copa do Nordeste, o Ceará também corre o risco de ficar fora da Copa do Brasil do ano que vem. Como não poderá garantir vaga no torneio por meio do Estadual, o Alvinegro só poderá assegurar sua vaga na competição nacional por meio de sua posiçpão no Ranking Clubes da CBF.
Diante disso, o time precisa fazer uma boa campanha na Série B do Campeonato Brasileiro deste ano para somar pontos que garantam o time na edição 2017 do Copa do Brasil.
Outra possibilidade de disputar a competição nacional em 2017 é o Ceará jogar e conquistar o título da Taça Fares Lopes, torneio da Federação Cearense que ocorre no segundo semestre.
Jornal O POVO