Quadro político impulsiona Ibovespa

Notícia Publicada em 21/03/2016 10:18

Maior expectativa de impeachment atribui otimismo aos agentes locais

Ambiente externo indefinido impede que ganhos do Ibovespa sejam mais acentuados (Gustavo Kahil/O Financista)
Ambiente externo indefinido impede que ganhos do Ibovespa sejam mais acentuados (Gustavo Kahil/O Financista)

SÃO PAULO – O cenário político interno centraliza as atenções dos investidores na primeira sessão da semana em meio a expectativa de que a crise que assola o governo se agrave ainda mais. O desempenho morno das bolsas internacionais e dos preços do petróleo no exterior, porém, impede que os ganhos do Ibovespa sejam mais acentuados.

A expectativa de que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, realizará a segunda das dez sessões plenárias que a presidente Dilma Rousseff tem de prazo para apresentar sua defesa. A intenção da oposição é apresentar um parecer e levar o impeachment à votação na primeira quinzena de abril.

Neste cenário, as expectativas de que o impeachment possa vingar são responsáveis por atribuir um bom sentimento aos agentes.

Outro ponto que está assimilado por quem investe no índice doméstico é a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, que suspendeu a nomeação ao comando da Casa Civil e concedeu na sexta-feira (18) uma liminar estabelecendo que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja julgado pelo juiz federal Sérgio Moro.

Ainda pesa contra a presidente a afirmação do senador Delcídio do Amaral, ex-líder do governo, de que Dilma sabia do esquema de corrupção na Petrobras, que era comandado por Lula.

Nos mercados internacionais, as bolsas chinesas subiram mais de 2%. As bolsas europeias e os índices futuros norte-americanos operam com leve recuo, pressionados pela queda nos preços do petróleo no mercado de Nova York e de Londres.

Na agenda do dia, destaque para a divulgação do balanço da Petrobras referente ao quarto trimestre de 2015, para o vencimento de opções sobre ações na BM&FBovespa e o primeiro leilão de swap cambial reverso do Banco Central em três anos.

Por volta das 10h35, o Ibovespa subia 0,76% a 51.201 pontos. As ações da Vale (VALE5) sobem 1,24%, enquanto as da Petrobras (PETR4) avançam 0,24%.

 

O FINANCISTA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.