Com Lula ministro novamente, Ibovespa mantém tom negativo

Notícia Publicada em 18/03/2016 16:07

Em dia de correção após alta, Bolsa chegou a acentuar queda após decisão da Justiça

Ibovespa devolve parte da alta recorde do pregão anterior e opera em queda no último pregão da semana (Flickr/Rafael Matsunaga)
Ibovespa devolve parte da alta recorde do pregão anterior e opera em queda no último pregão da semana (Flickr/Rafael Matsunaga)

SÃO PAULO – Após a Justiça derrubar liminar da primeira instância da 6ª Vara da Justiça Federal no Rio de Janeiro, que impedia a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil, o Ibovespa chegou a acentuar perdas nesta sexta-feira (18), mas alguns minutos depois voltar a operar no mesmo ritmo negativo que apresentava antes da decisão.

De acordo com Luis Gustavo Pereira, analista da Guide Investimentos, “a reação temporária pode ser explicada porque ainda tem muitas liminares para serem avaliadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para tirarem novamente Lula da Casa Civil. Por isso, as chances de impeachment seguem na mesma toada”. Além disso, Pereira explicou que o Ibovespa devolve parte da alta recorde do pregão anterior.

O vice-presidente do TRF (Tribunal Regional Federal) da 2ª Região, Reis Friede, acolheu a solicitação da AGU (Advocacia-Geral da União).

“Hoje o mercado está devolvendo parte do otimismo. Algumas ações subiram bem e hoje caem. É um pouco da ressaca de ontem. Uma realização pequena após alta de 6,6% é razoável”, afirma Álvaro Bandeira, economista-chefe do homebroker Modal Mais.

Bandeira destaca que o ajuste de posições para o vencimento de opções sobre ações na segunda-feira (18) e o clima político podem trazer volatilidade para o índice.

O bom humor dos mercados internacionais ajudam a evitar uma queda maior do Ibovespa. A maior parte das bolsas europeias e os índices norte-americanos avançam na esteira da valorização nos preços do petróleo, que atingiram seus níveis mais elevados em 2016.

Neste contexto, por volta das 16h, o Ibovespa recuava 0,63%, aos 50.590 pontos.

Entre as ações mais negociadas, os papéis da Petrobras (PETR4) recuavam 1,95% e os papéis da Vale (VALE5) subiam 0,91%. As ações do Itaú (ITUB4) e do Banco do Brasil (BBAS3) recuavam 0,18% e 1,88%, respectivamente.

 

O FINANCISTA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.