Inspetor aposentado faz 101 anos e visita delegacia todos os dias, em Goiás

Idoso diz que sempre sonhou ser policial e ama a profissão: ‘Nunca parei’.
Após parabéns com amigos, ele vai ganhar festa especial da família.

Bandeira de Goiás

Inspetor Galeno aposentado faz 101 anos e visita delegacia todos os dias, em Goiás (Foto: Sílvio Túlio/G1)

Inspetor Galeno faz questão de ir à delegacia todos os dias, em Goiânia (Foto: Sílvio Túlio/G1)

“Nunca parei”. A frase curta, mas significativa, resume bem a vida do inspetor aposentado da Polícia Civil de Goiás Galeno Nicodemos Braga. Neste sábado (14), ele completa 101 anos de vida, dos quais mais da metade foram dedicados à corporação. Apesar de não estar mais na ativa, o idoso faz questão de visitar, todos os dias, a Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), onde sempre trabalhou.

“Amo a profissão e tenho orgulho dela. Sempre tive o sonho de ser policial”, disse Galeno ao G1. Devido à idade, o inspetor tem a audição bastante precária, mas é lúcido e fala com gosto sobre a carreira.

De segunda a sexta-feira, o idoso faz questão de manter a rotina: acorda às 4 horas, faz o café e lê o jornal. Em seguida, por volta das 6 horas, sai de casa, no Setor Coimbra, em Goiânia, e vai de ônibus até a Deic, no Setor Cidade Jardim, onde passa a manhã “reencontrando os amigos”.

Os “passeios” de Galeno deixam a mulher, Clarinda Martins Neves, de 79 anos, preocupada. Mas ela não imagina o esposo longe da profissão. “Eu me preocupo pela idade. Por mim não iria mais [à delegacia], mas ele é teimoso. E se ele ficar ocioso em casa também seria ruim para ele”, diz.

Inspetor Galeno aposentado faz 101 anos e visita delegacia todos os dias, em Goiás (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Inspetor ganhou festa com bolo e decoração na
Deic (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Aniversário
Para comemorar o aniversário, a família do idoso se mobilizou para fazer uma bela festa. O almoço será realizado nesta tarde com a presença dos dois filhos, cinco netos, três bisnetos e um tataraneto. No cardápio, pernil suíno e muito churrasco.

Para beber, uma chopeira já foi alugada. E se engana quem pensa que o aniversariante será proibido de alguma coisa por causa da idade. “Ele vai de 3 em 3 meses no médico e não tem nada grave. Toma um chopp de vez enquanto e adora feijoada”, conta Clarinda.

Doces diversos e até um bolo estão sendo preparados para os convidados. Pequenas garrafas de vinho e canecas personalizadas serão distribuídas aos convidados.

A data também não foi esquecida pelos companheiros de trabalho de Galeno. Na sexta-feira (13), durante sua visita diária à delegacia, agentes e delegados fizeram questão de cantar os parabéns e felicitar o idoso. A festa teve bolo e até decoração.

Carreira
Nascido em Silvânia, no sul de Goiás, Galeno começou a carreira policial em 1938, como delegado nomeado de Caiapônia, na mesma região. Também exerceu o mesmo cargo em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia.

Inspetor Galeno aposentado faz 101 anos e visita delegacia todos os dias, em Goiás (Foto: Sílvio Túlio/G1)
Festa na casa do aposentado já está sendo preparada (Foto: Sílvio Túlio/G1)

Alguns anos mais tarde, ganhou a vida em áreas totalmente distantes da segurança. Foi dono de bar, caminhoneiro e alfaiate, sendo este último um ofício do qual também sente orgulho. “Quando assiste à televisão, sabe na hora se o terno é feito por um alfaiate”, revela a mulher.

Em 1963, passou em um concurso e começou a atuar na polícia em Goiânia. A aposentadoria veio 22 anos depois. Mas as idas à delegacia nunca cessaram. Afinal, Galeno nunca parou.

Inspetor Galeno aposentado faz 101 anos e visita delegacia todos os dias, em Goiás (Foto: Sílvio Túlio/G1)
Galeno com a esposa Clarinda na casa onde mora, em Goiânia (Foto: Sílvio Túlio/G1)
G1.COM.BR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.