Metrô anuncia que fechará estações no Distrito Federal por razão de segurança

TRT decidiu que empresa deve ter 30% dos trens rodando; cabe recurso.
‘Não vou ser leviano de colocar o serviço dessa forma’, diz presidente.

Cartazes anunciam greve na estação do Metrô em Águas Claras (Foto: Gabriel Luiz/G1)

O presidente do Metrô do Distrito Federal, Marcelo Dourado, anunciou nesta terça-feira (3) que vai suspender o serviço nesta tarde depois que o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) decidiu em caráter liminar (provisório) que o serviço pode continuar com ao menos 30% dos trens em circulação. Todas as estações dever ser fechadas por razão de segurança, segundo Dourado.

A direção da empresa queria pelo menos 80% das composições rodando no horário de pico e 60% nos demais horários. Segundo Dourado, o número reduzido de trens devido à greve gera “risco à vida dos usuários” e afeta a segurança do sistema. Os horários de pico vão das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15.

“Com 30% [dos trens] são oito trens. Eu não sou maluco de colocar oito trens no horário de pico na volta para casa porque assim você não oferece nenhuma segurança aos usuários”, afirmou ao G1. “Tivemos essa experiência antes e foi um quebra-quebra, gente passando mal e sendo socorrida. Não vou ser leviano de colocar o serviço dessa forma, então vou ter que infelizmente fechar o Metrô.”

Nesta terça, primeiro dia da greve, o serviço funcionava com 15 dos 24 trens. O embarque só era permitido em 12 das 24 estações. Nas demais, o passageiros só podia desembarcar.

O presidente do Sindicato dos Metroviários, Ronaldo Amorim, comemorou a decisão do TRT e criticou o pedido da direção de ter 80% dos trens circulando. “Hoje nem quando o sistema está normalizado funciona com 80%.”

Uma audiência de conciliação está marcada para a tarde desta quarta-feira. A expectativa do Metrô é de que o serviço volte a funcionar após a reunião, para garantir a volta para casa dos usuários.

 

G1.COM.BR

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.