Congestionamento de carros já ocorre em áreas visitadas.
Meio milhão de pessoas são esperadas em seis cemitérios da capital.
Os principais cemitérios da área urbana de Manaus já registram movimentação intensa neste sábado (31). Alguns visitantes anteciparam a visita do Dia de Finados e outros continuam realizando reparos em túmulos de familiares na véspera do feriado que marca a data. São esperadas 500 mil pessoas nos seis cemitérios da cidade na próxima segunda-feira (2), de acordo com a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).
Até mesmo o forte calor registrado em Manaus de quase 35°C não afastou a população dos cemitérios na manhã deste sábado. No São João Batista, situado na Avenida Boulevard Álvaro Maia e no bairro Nossa Senhora das Graças (Zona Centro-Sul de Manaus), a movimentação de visitantes era intensa. Houve congestionamento de veículos no local.
O fluxo de pessoas e de carros surpreendeu o casal Mário Romano, de 73 anos, e Maria Nazaré Romano, 69 anos. O autônomo e a dona de casa anteciparam a visita aos túmulos de familiares, mas acabaram enfrentando algumas dificuldades que são comuns no Dia de Finados. O casal queria evitar o tumulto do feriado alusivo aos mortos.
“Antecipamos a visita e pensávamos que hoje estaria mais calmo, mas olha com está ?”, disse o autônomo se referindo ao congestionamento de veículos nas vias dentro do cemitério.
Maria Nazaré disse que prefere visitar os jazigos dos familiares antes do feriado do dia 2 de novembro. “Infelizmente, no dia de finados tem muito tumulto. Gosto de visitar na véspera, resolvemos vir hoje”, comentou.

túmulo da família (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
O aposentado Luiz Thimoteo, de 79 anos, há dois dias prepara o túmulo da família para receber a visita dos parentes. Ainda na manhã de sábado, o aposentado foi fazer os últimos reparos.
“Ontem vim com minha esposa limpar. Eu limpo da minha família e ela da dela. Há 50 anos faço isso. Quase toda semana venho, não só no Dia de Finados. No verão, principalmente, venho para retirar o mato e cuidar das plantas. No Dia de Finados farei as orações e acederei velas”, contou o aposentado.

Comércio
Tradicionalmente, o Dia de Finados aquece as vendas de velas, arranjos de flores naturais e artificiais. Entretanto, o período que antecede o feriado deste ano tem sido animador para os comerciantes.

por produtos (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
O mototaxista Fábio Olavo, de 32 anos, há dois anos, na véspera e no Dia de Finados, interrompe os serviços de transporte para comercializar velas nos cemitérios da capital. A estratégia adotada por ele é facilitar a visitação com um kit de velas e fósforo. Porém, as vendas no primeiro dia estão abaixo da expectativa.
“As vendas ainda estão fracas. Nos anos anteriores teria vendido todos os kits no início da manhã, mas vamos aguardar se as vendas melhoram no domingo e na segunda-feira”, avaliou Fábio Olavo.
Riscos de incêndio
Apesar da orientação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) para que a população reduza o número de velas usadas nos cemitérios urbanos de Manaus devido ao risco de incêndio durante o verão, os visitantes continuam deixando velas acesas.
No principal cemitério da capital – São João Batista, o G1 flagrou vários casos de velas abandonadas ainda em chamas. Na área destinada à queima de velas, as chamas em alguns momentos ficaram intensas e foi preciso um funcionário do local apagá-las com areia.


