EM CANINDÉ > “Acude inteligente” construído pela Ematerce começa a sangrar

Canindé - Açude Inteligente sangrando 08.03.15

Canindé
Um “açude inteligente” construído pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) no Interior do Estado começou a sangrar. A informação foi passada pelo ex-presidente da Ematerce, o engenheiro agrônomo José Maria Pimenta através do blog do jornalista Crisanto Teixeira. Segundo ele o reservatório especial fica localizado na localidade de Barra do Bento, na zona rural de Canindé.

Ainda de acordo com o engenheiro agrônomo, idealizador do projeto dos “açudes inteligentes”, o primeiro deles a sangrar, de cerca de 100 construídos no Ceará, tem capacidade para um milhão de metros cúbicos, o suficiente para atender as necessidades da comunidade por até dois anos. Além de Canindé, unidades desse modelo de barragem foram construídas em Madalena, Quixeramobim e Piquet Carneiro.

“O açude inteligente é aquele que construímos nos boqueirões, aproveitando a topografia do Ceará, por demais generosa. Assim, o açude enche rápido e seca devagar, possibilitando, que o precioso liquido esteja disponível para as comunidades nos períodos de maior escassez de água. Trata-se de uma tecnologia genuinamente cearense de convívio com a seca”, explica o idealizador do projeto,  José Maria Pimenta.

 

Foto > Crisanto Teixeira

 

 

Diário Sertão Central – Diário do Nordeste – 09/03/2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.