Coluna Tom Barros 19/01/2015

Image-0-Artigo-1780498-1

Image-1-Artigo-1780498-1

 

Bela virada do Bugre

Uma vitória sobre o Ceará já seria bastante para empolgação sobralense, quanto mais uma vitória de virada. E não uma virada qualquer senão uma virada construída com dois belíssimos gols. O Ceará sem João Marcos, Ricardinho e Magno Alves, conseguiu ser melhor que o Guarany apenas nos trinta minutos iniciais. Sofreu para romper a forte marcação do Bugre, mas o fez com gol de Sandro (1 x 0). Teve ainda outra chance com Marinho. Depois disso o Guarany equilibrou com saídas rápidas ao ataque. Na fase final, a marcação do Bugre se impôs de vez. E os contra-ataques surtiram efeito. Num deles, Fernando Sobral foi parado com falta que ele mesmo converteu (1 x 1). E veio a virada com Eduardo, após perfeito serviço de Maciel. Bela vitória.

Primores

O gol de Fernando Sobral, cobrando falta, foi uma obra prima que trouxe à memória os notáveis batedores de falta do país como Roberto Dinamite, Zico, Bebeto. Mas obra prima também foi o golaço de Eduardo que pegou de primeira, bola ainda no ar, o serviço de Maciel. A propósito, Maciel, Fernando e Sávio incomodaram muito a defesa do Ceará.

Ótimo começo

Júnior Cearense está começando muito bem sua carreira de treinador: dois jogos, duas vitórias. Ganhou do Maranguape por 1 a 0 e ganhou do Ceará (2 x 1). No jogo de ontem adotou estratégia perfeita: bloqueio total quando estava sem a bola e avanço em velocidade ao ataque quando a recuperava. Ceará esbarrou no sistema de marcação que Júnior elaborou.

Recordando

11 de junho de 1958. Brasil 0 x 0 Inglaterra pela Copa do Mundo da Suécia. Foto batida antes do jogo no Estádio Nya Ullevi em Gotemburgo. O capitão do Brasil, Bellini, e o capitão da Inglaterra, Billy Wright, trocam cumprimentos, observados pelo árbitro Albert Dusch (da Alemanha Ocidental) e pelos auxiliares Bertil Loeoew (da Suécia) e Istvan Zsolt (da (Hungria). Foto enviada pelo colaborador Elcias Ferreira.

Susto

O Fortaleza poderia na fase inicial ter definido o jogo. Fez 1 a 0, gol de Lima. E perdeu duas chances claras: a de Uillian foi incrível, pois sozinho mandou para fora. Depois Cássio também errou. Na fase final, ampliou com Pio. Depois cometeu o maior erro: acomodou. São Benedito empatou e até teve chance de virar. O gol de Cássio salvou o Leão (3 x 2).

Observações

Pio, o melhor, seguido de Samuel. Desatenção da defesa do Leão nos gols de Wescley e França não se justifica. Relaxar só com 2 a 0 não existe. Protesto de São Benedito contra o excesso nos acréscimos tem suas razões, mas o time abdicou de buscar a vitória até quando teve tudo para fazer o terceiro gol: França não deu sequência ao lance.

Imagem rara

O técnico Arnaldo Lira ainda gesticula muito no comando dos times treinados por ele. Mas gradualmente mostra a imagem de um novo Lira. Ei-lo sentado, observado o Horizonte no difícil empate (1 x 1) em casa no Domingão diante do Icasa. Lira sentado, calado, contemplativo. Coisa rara. E só conseguiu o empate no último minuto com gol de André Cassaco.

Pesquisa

Eugênio Fonseca descobriu os nomes de todos o árbitros que atuaram no futebol cearense da década de 1920. Muitos eram também jogadores. Confira: Lucídio Ferreira (Suiço), Raimundo Justa (Ninito), José de Morais Tavares (Pau Amarelo), João da Frota Gentil, Moacir Sampaio, Walter Barroso, Antonio Peterson, Aristides Quevedo, Vitório Teixeira, Meton de Alencar Pinto, Heitor Ribeiro, Antonio Pinheiro, Trajano Lebre, Aluisio Mamede, Picanço Filho. Citarei os demais na coluna de amanhã.

 

Diário do Nordeste – Jogada – 19/01/2015

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.