A saída de PVC dos canais ESPN para a Fox Sports

pvc

Quando o jornalista Maurício Stycer anunciou, na noite passada, no twitter, a saída de Paulo Vinícius Coelho da ESPN Brasil, causou o mesmo impacto (numa comparação com o mercado do futebol) como se fosse o Messi deixando o Barcelona.

PVC apesar de ter chegado à ESPN em 1999 (canal foi fundado em 1995), é a cara da emissora, assim como um dos fundadores José Trajano.

Aos que gostam de transmissões e programas sobre futebol e principalmente aos que curtem jornalismo esportivo, PVC é uma referência. É o exemplo a ser seguido por aqueles que desejam e sonham com a carreira no meio.

E PVC, diferentemente de muitos por aí, nunca escondeu sua preferência pelo Palmeiras, e nem por isso diminuiu sua credibilidade, competência e talento ao analisar os jogos, principalmente, do Palmeiras e dos rivais do Verdão.

O livro sobre jornalismo esportivo assim como a bíblia para os cristãos, é essencial para aqueles que passaram pela faculdade de comunicação. Inspirador.

Quando trabalhava para o Lance! o encontrei em São Paulo num jogo da Seleção Brasileira pelas eliminatórias. Ao pedir para tirar uma foto, simpático e atencioso, perguntou onde eu trabalhava. Respondi e ele foi direto. “Ah, então somos colegas”. Na época, PVC era colunista do jornal.

PVC deixa os canais ESPN para a não menos concorrente Fox Sports. Ele, apesar de não ter confirmado, deixou um depoimento sobre a saída, sem confirmar o motivo.

Depois da perda dos direitos da Liga dos Campeões da Europa e agora do seu principal comentarista, a ESPN sofre outro grande duro golpe. Porém, isso mexe pesado no mercado, o que deve fortalecer e provocar outras mudanças pela frente tanto na ESPN, como em outras emissoras.

Creio que a Fox deve ter feito uma pomposa oferta e também ter apresentado um grande projeto para 2015. Com Libertadores, Sul-Americana, Copa do Brasil, Premier League, Campeonato Italiano e algo mais que tenha convencido PVC a deixar sua “eterna casa” como ele mesmo diz.

Num meio tão difícil de lidar, Paulo Vinícius Coelho é um dos exemplos de que jornalista e jornalismo podem ser feitos com decência, honestidade, credibilidade e respeito ao público.

Confira abaixo, na íntegra, o depoimento de PVC no Facebook:

“José Trajano me telefonou em novembro de 1999 e mudou minha vida. O convite era para comentar a Copa da África de 2000. “Depois a gente vê como a coisa anda, negão!” Na época, eu assinava com o Lédio Carmona uma coluna sobre futebol internacional no LANCE! O Trajano lia e gostava.

Já tinha feito participações em 1999 no Futebol no Mundo e no Bola da Vez. Comecei a fazer transmissões e depois programas. “Prorrogação”, com o Amigão após as rodadas do Brasileirão. O Sportscenter Meio Dia, com a Soninha e o Paulo César Vasconcellos… Linha de Passe com o Milton Leite, depois com o Palomino, com o Paulo Andrade.Putz! Quanta gente legal.

Aprendi com o Plihal, o Cledi, o André Kfouri, Palomino, Renata Netto, João Simões, Mauro Cezar, amigo desde a redação de Placar. Aprendi com quem você conhece do vídeo e com quem me conhece na tela. Aprendi que há uma coisa que distingue a ESPN de todos os outros lugares: o fã de esportes.

Aprendi tanto e até hoje não sou um cara de TV, mas um jornalista de revista que põe conteúdo em todas as mídias.

Se as pessoas ainda acham estranho quando eu digo isto é porque minha cara virou a ESPN. Minha cara, não. Minha casa!

“Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar…” Nem o Renato Russo nem a Cássia Eller são para sempre. Nem eu na ESPN. Cobri três finais de Copas do Mundo, nove decisões de Champions League, é hora de ir. A decisão é minha. Impossível dizer o que será de mim. Possível apenas saber que sigo minha vida de colunista na Folha de S. Paulo aos domingos e segundas-feiras. E que vou sentir uma falta desgraçada de vocês todos.

Darei notícias.

 

Blog do Mário Kempes – Diário do Nordeste – 09/12/2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.