UEFA anuncia a criação da Liga das Nações, o novo torneio de seleções

Os 54 países serão divididos em quatro divisões, com promoção e rebaixamento. Jogos da primeira fase acontecerão entre setembro e novembro de 2018.

O torcedor entediado com os inúmeros amistosos entre seleções pode se preparar para rever os seus conceitos. Ciente da falta de interesse alheio, a Uefa confirmou nesta quinta-feira a criação da Liga das Nações, o mais novo torneio de países em anos sem eliminatórias para a Copa do Mundo e Eurocopa.

O campeonato contará com a participação de todas as 54 seleções filiadas à Uefa, divididas em quatro divisões. A primeira e segunda terão 12 times, com quatro grupos de três; a terceira terá 14, com dois grupos de quatro e outros dois grupos de três; e a quarta e última terá quatro grupos de quatro. Haverá rebaixamento, no caso dos lanternas, e promoção, para os líderes de cada chave.

Gianni Infantino é o secretário-geral da Uefa (Foto: AP)
Gianni Infantino, secretário-geral da Uefa, explica regulamento da Liga das Nações (Foto: AP)

Os jogos da primeira fase acontecerão entre setembro e novembro de 2018, em seis datas. Os vencedores dos quatro grupos da Divisão A participarão do “Final Four”, em junho de 2019, para definir o campeão – duas semifinais e uma final na mesma cidade, a ser escolhida.

A Liga das Nações não afetará as eliminatórias da Eurocopa de 2020 – será, na verdade, um complemento. Dez grupos classificarão 20 equipes (primeiro e segundo de cada) após os jogos entre março e novembro de 2019. Sobrarão quatro vagas, que serão completadas num mata-mata com os vencedores de cada um dos 16 grupos da Liga das Nações. Se uma seleção já estiver classificada, a vaga neste playoff passará para o próximo mais bem colocado.

A criação do torneio influencia diretamente no planejamento da seleção brasileira, que não poderá marcar amistosos contra os times europeus no período, pois eles estarão jogando entre si.

 

GLOBO ESPORTE.COM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.