Campeonato Cearense 2015: Clubes venceram, mas competição só deve “pegar” em abril

É bom que se diga que diferentemente deste ano, quando foi preciso disputa voto a voto para definir a fórmula do campeonato, para 2015, o formato do Estadual foi escolhido por unanimidade.

Ceará, Fortaleza, Icasa, Guarany de Sobral, Guarani de Juazeiro, Horizonte, Quixadá, Itapipoca, Maranguape e São Benedito optaram pelo certame com 18 datas, diferentemente das mais de 30 rodadas de 2014.

Uma grande vitória dos clubes pequenos. Afinal, cada time, até mesmo quem for rebaixado, jogará no mínimo 14 partidas, enquanto o campeão e o vice, 18. Se o Campeonato adotasse o calendário da CBF, com apenas 12 datas, era possível encerrar a participação no Certame com apenas 10.

A fórmula também privilegia a quantidade de partidas. Na primeira fase, serão oito jogos, quem avançar à segunda fase ou cair para o quadrangular da morte, fará mais seis. O único porém é que há a possibilidade de um pequeno só enfrentar ou Fortaleza ou Ceará.

Tirando esse porém, nada melhor para aqueles que estão sem atuar desde julho, agosto ou setembro e vão ter três meses de campeonato pela frente.

Com relação aos grandes Ceará e Fortaleza, esses também saíram vencedores. Afinal, acreditar que eles não vão se classificar à segunda fase e entre seis clubes em jogos de ida e volta, sem mata-mata, não conseguirão chegar à decisão do Campeonato é até difícil de imaginar.

O grande entrave, contudo, é que neste ano, a primeira fase rendia uma vaga na Copa do Brasil e pontos de bonificação para a outra etapa. O que deixou mais animado.

Para 2015, com uma primeira fase que não premia ninguém, com oito partidas para cada equipe (classificando três), um time folgando a cada rodada e ainda concorrendo com a Copa do Nordeste, poderemos ter uma primeira etapa já esvaziada a partir da metade.

Se não bastasse, o Esporte Interativo vai transmitir os jogos de Ceará e Fortaleza, direto da Capital, o que já deve causar um pequeno impacto nas bilheterias.

E se levarmos em conta que a Copa do Nordeste é prioridade (financeira) para alvinegros e tricolores, então a partir de fevereiro poderemos ver um Estadual preterido. Quem sabe no final de março e início de abril, enfim, já com a volta dos jogos da segunda fase, o Cearense empolgue e seja valorizado.

Ou melhor e que seria ainda mais impactante e causaria uma grande reflexão, se os times do Interior surpreendessem Ceará e Fortaleza.

Aguardemos por 14 de janeiro.

Ah, ia esquecendo. Ceará x Itapipoca e Fortaleza x São Benedito: PV ou Castelão?

 

Blo0g do Mário Kempes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.