Uefa quer punir Sérvia e Albânia por cenas de barbárie em partida

Entidade pretende abrir processo contra federações depois de conflito que paralisou jogo das eliminatórias. Polícia sérvia procurou controle de drone no vestiário albanês

Profundamente insatisfeita com as cenas de agressão ocorridas na partida entre Sérvia e Albânia, na última terça-feira, a Uefa vai abrir processo disciplinar contra as duas federações por considerar o fato “indesculpável”. A informação foi dada ao “The Guardian” por um porta-voz da entidade. É provável que os sérvios tenham que jogar suas partidas válidas pelas eliminatórias da eurocopa com os portões fechados, já que o incidente aconteceu em Belgrado. Os albaneses, por sua vez, também devem amargar duras penas.

– O futebol é feito para unir as pessoas e nosso jogo não deve ser misturado com política de qualquer tipo. As cenas em Belgrado na noite passada foram indesculpáveis – disse Michel Platini, presidente da Uefa.

Joseph Blatter, presidente da Fifa, engrossou o coro com o cartola francês. Ele disse condenar o que aconteceu e reforçou que o “futebol nunca deve ser usado para passar mensagens políticas”.

Confusão, Albânia X Servia (Foto: Agência Reuters)
Torcedor dá cadeirada em jogador da Albânia (Foto: Agência Reuters)

Para evitar sanções maiores, as delegações terão sete dias para apresentar suas versões do caso perante a Uefa, antes que o processo seja aberto pela entidade em 23 de outubro.

Essa não é a primeira vez que um jogo da Sérvia tem que ser paralisado por conta de questões políticas. Em 2010, também em confronto pelas Eliminatórias, a partida contra a Itália foi interrompida em Gênova depois que torcedores violentos tiveram que ser contidos. Na ocasião, a Uefa concedeu uma vitória por 3 a 0 para os italianos.

Confusão, Servia X Albânia (Foto: Agência Reuters)
Jogadores sérvios e albaneses protagonizam confusão (Foto: Agência Reuters)

A confusão entre sérvios e albaneses começou depois que, aos 41 minutos do primeiro tempo, um dronelevando uma bandeira da Grande Albânia – que estampava a palavra autonomia – sobrevoou o campo. Mitrovic, da Sérvia, arrancou o objeto e os jogadores adversários reagiram. Alguns torcedores invadiram o gramado e a polícia local teve que interceder para conter a situação. Após o ocorrido, o jogo foi interrompido pelo árbitro.

Stefan Mitrovic, Servia X Albânia (Foto: Agência Reuters)
Stefan Mitrovic inicia a confusão em Belgrado após arrancar a bandeira da Albânia (Foto: Agência Reuters)

Polícia procura controle de drone no vestiário

Alguns jornais sérvios afirmam que o drone foi controlado por Orfi Rama, irmão do primeiro-ministro albanês Edi Rama. O governo do país chegou a confirmar que Orfi foi preso ainda no estádio, mas ele teria sido liberado poucas horas depois.

Polícia investigando io controle remoto do drone no vestiário da Albânia (Foto: AFP)
Polícia procura controle remoto de drone no vestiário da Albânia (Foto: AFP)

Para descobrir quem iniciou toda a confusão, após a partida, a polícia sérvia fez uma busca nas bolsas dos jogadores albaneses à procura do controle remoto do drone. Diante da confusão no vestiário, o treinador da Albânia, Giovanni De Biasi, tirou fotos dos oficiais revirando os pertences de seus atletas.

Polícia investigando io controle remoto do drone no vestiário da Albânia (Foto: AFP)
Treinador da Albânia tirou fotos na investigação da polícia no vestiário (Foto: AFP)

Os jogadores, por sua vez, relataram que temeram pelas suas vidas no meio da confusão, e o  atacante Sokol Cikalleshi explicou que os albaneses não se sentiram seguros para continuar a partida.

– Foi ruim, nós tememos por nossas vidas. No início, nós não queríamos que os jogadores sérvios rasgassem a nossa bandeira que voou sobre o campo. Foi assim que tudo começou. Nós não nos sentimos seguros. Não nos sentimos seguros para chegar ao túnel para o vestiário. Quatro jogadores albaneses ficaram feridos na briga e não queríamos continuar o jogo depois disso.

A tensão entre a Sérvia e Albânia aumentou em 2008, quando o Kosovo – território dentro da antiga Iugoslávia, mas com maioria da população albanesa – conseguiu independência. Os sérvios, que também faziam parte da Iugoslávia, não reconhecem o fato.

 

GLOBO ESPORTE.COM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.