“O Rebu”: Um morto dentro da piscina e todos os convidados sob suspeita

Uma festança oferecida por uma grande empresária em sua mansão. No local, se encontram homens envolvidos em altos negócios e mulheres importantes da sociedade. Em meio à festa, um crime choca a todos: um corpo aparece boiando na piscina. Quem é a vítima? Foi acidente, assassinato ou suicídio? Algum participante da festa tem ligação com o suposto crime?

Essas perguntas são o ponto de partida da nova versão da novela “O Rebu”, obra exibida originalmente em 1974 e escrita pelo novelista Bráulio Pedroso. A releitura, que estreia nesta segunda (14), contará com texto de George Moura e Sergio Goldenberg e direção de José Luiz Villamarim.

Ficha técnica

Inspirada na obra original de Bráulio Pedrosa, transmitida em 1974 pela TV Globo
Escrita por George Moura e Sergio Goldenberg
Colaboração de Charles Peixoto, Flávio Araújo, Lucas Paraízo e Mariana Mesquita
Direção geral e de núcleo de José Luiz Villamarim
Estreia: 14/07
Faixa: 23h
Antecessora: “Saramandaia” de Ricardo Linhares

Elenco

Daniel de Oliveira – Bruno Ferraz
Patrícia Pillar – Ângela Mahler
Sophie Charlotte – Duda
Tony Ramos – Carlos Braga Vidal

Anna Cotrim – Lourdes
Antônio Fábio – Nilo
Bel Kowarick – Lídia
Bianca Müller – Mirna
Camila Morgado – Maria Angélica
Cassia Kis Magro – Gilda Rezende
César Ferrario – Adão
Claudio Jaborandy – Severino
Dira Paes – Rosa Nolasco
Elea Mercúrio – Ludmila
Eucir de Souza – Brandão
HossenMinussi – Alfredo Matos
Jean Pierre Noher – Chef PierraBonnet
Jesuíta Barbosa – Alain
José de Abreu – Bernardo Rezende
Júlio Andrade – Oswaldo
Laura Neiva – Betina
Luciana Brittes – Ana Paula
Marcelo Torreão – Antenor
Marcos Palmeira – Delegado Nuno Pedroso
Maria Flor – Camila
Mariana Lima – Roberta Camargo
Michel Noher – AntonioGonzales
Miguel Arraes – Michel Rezende
Nando Brandão – H.D.
Nicola Lama – Stefano Giorgio
Nikolas Antunes – Fininho
Olívia Torres – Valentina Rezende
Pablo Sanábio – Kika
Rodrigo Rangel – Canetti
Val Perré – Zé Maria
Vera Holtz – Vic Garcez
Vinícius de Oliveira – Edu

Tudo em 24 horas

“O Rebu” é uma trama contemporânea, ambientada no Rio de Janeiro, e que se passa em apenas 24 horas. A novela é narrada em três diferentes tempos, simultaneamente. Um deles é a festa, onde os romances e jogos de interesse acontecem ao redor do dinheiro e do poder. Já o ‘dia seguinte’ apresenta a investigação policial. O terceiro tempo é o momento de flashback, que apresenta os possíveis motivos que podem levar os personagens da novela a estarem envolvidos com o óbito durante a festa.

Centro das atenções

A bem-sucedida empreiteira Angela Mahler (Patrícia Pillar) decide promover em sua mansão uma grande festa com amigos e colegas de grandes negócios. No centro das atenções estão a empresária e seu colega de profissão, Carlos Braga (Tony Ramos). A festa transcorre tranquila até a chegada do ambicioso profissional de tecnologia da informação, Bruno Ferraz (Daniel Oliveira), namorado de Duda (Sophie Charlotte), garota criada desde criança pela empreiteira. O rapaz tem acesso a importantes dados das empresas de Angela e Braga e aproveita disso para influenciar a vida de ambos.

Poderosa mulher

Angela é sinônimo de poder e dinheiro. Proprietária da Mahler Engenharia, a executiva assumiu definitivamente os negócios da família após a morte de seu marido e dos filhos gêmeos em um acidente de helicóptero. Fragilizada, Angela comanda várias mudanças em seus negócios, sempre com apoio da advogada Gilda (Cássia Kis Magro) e da protegida Duda (Sophie Charlotte).

Duda é filha da governanta da casa, que também faleceu no acidente de helicóptero. A menina, que sempre foi bem tratada pela família Mahler, acabou tornando-se ainda mais próxima de Angela com a tragédia. A garota atua nos trabalhos sociais da Mahler Engenharia e acompanha a empresária nas reuniões. Devido ao desempenho de Duda, Angela vislumbra que a jovem torne-se sua sucessora. A relação das duas só fica estremecida quando o assunto é o namorado de Duda, Bruno, que nunca contou com aprovação da matriarca dos Mahler.

Inimigos próximos

O ex-marido de Angela, Bernardo Rezende (José de Abreu), torna-se um de seus maiores rivais. Ao perder o cargo de diretor jurídico na empresa para Gilda, Bernardo resolve se aliar a Carlos Braga, dono da Braga Engenharia, com quem Angela possui uma relação duvidosa. Apesar de serem sócios, os dois escondem graves divergências profissionais e pessoais.

A reputação de Braga e da esposa Lídia (Bel Kowarick) é considerada por todos como incontestável. O empresário era muito amigo do marido de Angela. Porém, sua conduta profissional nunca agradou a empresária. Desde que assumiu a empresa da família, Angela optou por se afastar dos métodos adotados por Braga e resolve elaborar um dossiê sobre as fraudes cometidas por ele. Quem a ajuda na preparação do conteúdo é Bruno Ferraz.

Informação em troca de dinheiro

Bruno é um homem ambicioso e sempre soube que informação é sinônimo de poder e de dinheiro. Quando ele recebe uma proposta milionária de Angela para elaborar um dossiê contra o chefe Carlos Braga, ele larga o emprego na Braga Engenharia. No entanto, além da atitude de Bruno, algumas notícias vazam na imprensa, levando Braga a ficar desconfiado. A partir disso, o empresário se organiza para confirmar suas suspeitas contra Angela e para manter intacta sua reputação.

A relação de Angela e Bruno corria bem até que o rapaz se envolveu com sua ‘filha do coração’ Duda. O romance dos dois não agrada Angela, que acredita que o profissional de TI não é a companhia ideal para sua protegida. A reprovação da empresária leva Bruno a enxergar Angela como um obstáculo em sua vida. Para tirar proveito e descobrir informações secretas da empreiteira, o rapaz se envolve com Gilda, braço-direito de Angela. O que ele não esperava é que a advogada dos Mahler iria se deixar envolver por este relacionamento. O affair de Bruno com Gilda torna-se uma importante arma para Angela tentar acabar com o namoro do rapaz com Duda.

O dia da festa

Mesmo com a relação estremecida, Angela e Carlos Braga possuem projetos conjuntos. O principal deles é o lançamento de uma nova plataforma de petróleo do pré-sal, que será erguida num consórcio entre a Mahler e a Braga Engenharia. O evento, na casa de Angela, é organizado pela famosa promoter Roberta Camargo (Mariana Lima). O piloto espanhol de Fórmula 1, Antonio Gonzalez (Michel Noher) foi o convidado de honra da festa, já que o esportista foi contratado para ser o garoto-propaganda do projeto. No entanto, a real intenção de Angela era aproximar Antonio de Duda e afastar de vez Bruno da garota. Tanto que ele não havia sido convidado para a festa. Porém, Bruno acabou sendo chamado de última hora, após afirmar para Angela que entregaria para ela o material revelador contra Braga durante o evento.

Confira galeria de fotos da festa de lançamento de “O Rebu”

 

Na festa, estão Braga, que espera destruir todas as provas que podem acabar com sua reputação, Bernardo, ex-marido de Angela, e sua amante Mirna (Bianca Muller), o penetra Alain (Jesuíta Barbosa), que entra na mansão com segundas intenções, a fogosa Maria Angélica (Camila Morgado), filha da viúva Vic Garcez (Vera Holtz), que passa a festa atrás do namorado Kiko (Pablo Sanábio), um mau-caráter que tenta convencer Vic a se tornar sócia dele na compra de uma concessionária de carros.

Fingindo pensar apenas no dinheiro da viúva, Kiko planeja aproveitar a festa para fugir com sua amante, Camila (Maria Flor), casada com o fracassado jornalista Oswaldo (Julio Andrade), que sofre de transtorno bipolar. Na festa, Oswaldo acaba se envolvendo em uma grave confusão com Bruno. Em meio a essas situações de traições e paixões, a festa termina com um assustador acontecimento: um corpo é encontrado na piscina, chocando a todos na festa. A partir de então, começa um rebuliço na vida de todos os ali presentes.

Investigação

O policial ético e comprometido Nuno Pedroso (Marcos Palmeira) é designado para comandar a investigação. Em pleno domingo, uma ligação interrompe seu final de semana com a família. Ele segue para a Serra do Sossego com a assistente Rosa Nolasco (Dira Paes). Além dos dois, integram a equipe os policiais Alfredo Matos (Hossen Minussi) e Canetti (Rodrigo Rangel).

 

A missão da equipe é descobrir o que realmente aconteceu durante a badalada festa. Antes de chegar ao local, Rosa, que é especialista em internet, faz pesquisa nas redes sociais para saber mais detalhes sobre quem é Angela Mahler. Na mansão, o primeiro pedido de Pedroso é que nenhum convidado se retire do local, para que a investigação não seja comprometida. A partir de então, a equipe de policiais começa a apuração dos fatos, contando com a ajuda de informações publicadas pelos próprios convidados nas redes sociais durante a festa, para desvendar quem morreu, como aconteceu, se foi um assassinato e qual a explicação para a morte.

Os autores

“O Rebu” será a primeira novela da dupla George Moura e Sergio Goldenberg. Moura tem em seu currículo seis indicações ao prêmio Emmy, por ter assinado roteiros do programa “Por Toda Minha Vida”.

O escritor é formado em jornalismo e possui mestrado em artes cênicas. Em 1996, foi assistente de direção na novela “O Rei do Gado”. Desde então, assinou o roteiro de diversas séries da TV Globo, como “Carga Pesada”, “Cidade dos Homens”, “Amores Roubados” e “O Canto da Sereia”. Também foi responsável pelo roteiro dos longas “Getúlio” e “Linha de Passe”.

Já Sergio Goldenberg é formado em cinema e iniciou sua carreira como colaborador do cineasta Eduardo Coutinho, falecido neste ano. Em parceria com Rosane Lima, dirigiu o longa “Bendito Fruto” em 2005.

Na TV Globo desde 1995, colaborou com textos de novelas e seriados. Seus trabalhos mais recentes foram como colaborador dos seriados “O Canto da Sereia”, “Amores Roubados” e “O Caçador”. A releitura de “O Rebu” será o primeiro trabalho de Goldenberg como autor.

Anote na agenda

O remake de “O Rebu” estreia nesta segunda (14), logo após “Em Família”, na Globo.

NaTelinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.