Por estarem participando da Copa do Nordeste, Ceará e Guarany de Sobral não disputam a primeira fase da competição, que será composta pelos outros nove clubes que se enfrentam em confrontos diretos, de “ida” e “volta”, classificando-se para a segunda fase os quatro primeiros colocados. O 1º colocado recebe dois pontos de bonificação e o 2º colocado recebe 1 ponto para a próxima fase. Os pontos conquistados nesta fase não influenciam na classificação geral. Na segunda fase, os quatro clubes se juntam à Ceará e Guarany de Sobral num hexagonal, onde os clubes se enfrentam em confrontos diretos, de “ida” e “volta”, classificando para as semifinais os quatro melhores. Nas semifinais, os jogos se dão por cruzamento olímpico (o 1° colocado enfrenta o 4° colocado e o 2° enfrenta o 3°), em dois jogos. Os vencedores se enfrentarão na final do campeonato, também em dois jogos.
O melhor classificado na primeira fase se junta ao campeão da competição na Copa do Brasil de 2015. Os dois finalistas ficam com as duas vagas para o Campeonato do Nordeste de Futebol de 2015. O clube melhor classificado na segunda fase, excluindo Ceará, Fortaleza e Icasa, fica com a vaga na Série D.
Em 2014 serão rebaixados três clubes, para que em 2015, o Campeonato Cearense seja disputado por 10 times. Portanto, as equipes com piores rendimentos na primeira fase serão rebaixadas e deverão disputar a 2ª divisão do Campeonato Cearense de 2015.
A equipe melhor classificada, que residir fora da capital, será coroada como Campeã do Interior e para ela será entregue a Taça Padre Cícero de 2014.