Fortaleza tem a 3ª menor inflação do Brasil em janeiro

Índice na Capital foi de 0,45%, sendo também a menor do Nordeste

Vestuário

O menor resultado nacional dentre os grupos avaliados pelo IPCA foi do vestuário
ARQUIVO

Fortaleza tem a 3ª menor inflação do Brasil dentre as capitais pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa divulgada nesta sexta-feira (7) mostra que a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) na capital cearense foi de 0,45%, sendo também a menor do Nordeste.

O índice em Fortaleza de janeiro foi inferior ao registrado em dezembro, que foi de 0,75%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, a Capital tem índice de 0,75%. O grupo de despesas pessoais foi o que apontou maior alta com 1,27%, seguido por alimentação e bebidas(0,93%). Os menores índices de Fortaleza ficaram por conta dos grupo de transporte(-0,44%) e vestuário (-0,9%).

Já a inflação nacional de janeiro foi de 0,55% e ficou 0,37 pontos percentual abaixo dos 0,92% registrados em dezembro de 2013. Esse foi o menor IPCA para um mês de janeiro desde 2009, quando o índice foi de 0,48%. Após ter fechado 2013 em 5,91%, o acumulado dos últimos doze meses recuou para 5,59%. Em janeiro de 2013, o IPCA fora de 0,86%.

Transporte é o responsável pela redução nacional do IPCA

O grupo transporte é o principal responsável pela redução nacional da taxa do primeiro IPCA do ano. O segmento registrou queda de 0,03% enquanto em dezembro a alta chegou a 1,85%. A redução é justificada pela diminuição de 15,88% no preço das passagens aéreas, aliadas aos combustíveis, que de 4,12% foram para 0,77%.

O menor resultado dentre os grupos avaliados foi do vestuário. Após a alta de 0,80% com as festas de final de ano, o setor recuou (-0,15%) em janeiro, refletindo as promoções no mercado.

IPCA incorpora duas novas localidades

A partir de janeiro de 2014, o Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC) passa a incorporar a Região Metropolitana de Vitória/ES e o município de Campo Grande/MS no IPCA e no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Até dezembro de 2013, o SNIPC era elaborado com informações provenientes das Regiões Metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, além de Brasília e do Município de Goiânia.

Cálculo do IPCA

O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande e de Brasília.

Para cálculo do índice do mês foram comparados os preços coletados no período de 31 de dezembro de 2013 a 29 de janeiro de 2014 (referência) com os preços vigentes no período de 28 de novembro a 30 de dezembro de 2013 (base).

 

 

Diário do Nordeste – Negócios – 07/02/2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.