Coluna Tom Barros 28/01/2014

tom_barros_fev09_1

 

Tira-teima em Mossoró

Terá o Ceará esnobado o Potiguar e por isso tropeçado no Castelão? Não creio. É mais provável ter havido acomodação inconsciente. Sem perceber, o grupo assume a postura de que a vitória acontecerá sem grandes esforços. Quando, porém, o adversário aperta e altera o rumo das coisas, a suposta superioridade cai. Descobre-se então que não haverá facilidade. Foi certamente o que ocorreu. Hoje em Mossoró um tira-teima. Diferente do jogo anterior, o Ceará sabe agora o que vai pegar. Está Consciente de que terá de empregar grandes esforços, caso queira evitar nova surpresa.

Recordando. De São Luís/MA, José de Oliveira Ramos (irmão do saudoso Oliveira Ramos, brilhante narrador da Ceará Rádio Clube na década de 1970) mandou-me foto do ex-volante Gojoba, que foi campeão pelo Ceará na década de 1960. Gojoba não está bem de saúde. /// Elcias Ferreira enviou-me raras fotos do Ferroviário e do Ceará também da década de 1960. Algumas delas fazem parte do álbum do filho do famoso lateral-esquerdo Carneiro, que morreu no ano passado. /// Sérgio Castelo Branco Pinheiro enviou-me ingresso comemorativo do título estadual conquistado pelo Ceará em 1978. /// Cristiano Santos, do Memofut, mandou-me foto de Vicente Faúna, que durante anos foi o zelador do PV. Quatro dos filhos do Faúna foram jogadores profissionais: Pedro, Novíssimo, Ninoso e Charuto. Brevemente publicarei o material recebido.

Calo. O Guarany/S vem sendo o calo cearense no futebol pernambucano. Há dois anos o Santa Cruz passou por maus momentos. Aflição agora é de Sport e Náutico. Técnico Vladimir de Jesus tem feito trabalho convincente.
Mais aberto

Pelo que ouvi de Ricardinho e Samuel Xavier, os alvinegros estão certos de que em casa o Potiguar terá de subir mais, ensejando melhores espaços. Portanto, diferente do modelo de marcação forte, fechado, que aqui mostrou. Teoricamente procede a observação.

Concentração

Visando a evitar novo tropeço e já pelo pito passado por Sérgio Soares, o Ceará tomará a iniciativa do jogo, embora esteja na casa do adversário. É a filosofia de Sérgio. Aliás, foi assim que ele conseguiu belas vitórias na Séria B 2013.

“Eles fizeram bom jogo e marcaram muito forte. Na fase primeira, não tivemos espaço. Na fase final, a gente teve paciência para empatar”.

Anderson
Zagueiro do Ceará (analisando o Potiguar, adversário de logo mais)

Liderança

O Bugre de Sobral defende a liderança invicta que ora ostenta. Tarrafas, Adriano, Maranhão e Furlan estão bem. O Sport não contará com o zagueiro Durval e nem com o meia Ailton. É bom frisar: o Guarany precisa abrir boa pontuação, pois o Náutico, vice-líder com quatro pontos, tem um jogo a menos. Isso pode fazer a diferença no fim.

Prestígio pessoal

Três potências do Sul solicitaram o direito de sediar a Taça Brasil de futsal. Há dois meses o presidente da FCFS, Sílvio Carlos, vinha lutando no sentido de levar esse certame para Crateús. Usando de seu prestígio, Sílvio conseguiu tal objetivo. A CBFS, por unanimidade, escolheu Crateús para sediar o evento. Vitória pessoal do papa.

Jubileu de ouro

Conheci o cantor Jerry Adriani na década de 1960 na Rádio Uirapuru. O narrador Vilar Marques fazia programas de jovem guarda. A Sônia movimentava o fã-clube do cantor em Fortaleza. Hoje, Jerry comemora o jubileu de ouro (50 anos) de sua vitoriosa carreira artística. É torcedor do Corinthians e do Flamengo. Faz tempo não o vejo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.