
Conhecida por ser uma data crucial para as novelas no quesito audiência, os três folhetins inéditos na Globo não chegaram a decepcionar como em anos anteriores.
Entre “Joia Rara”, “Além do Horizonte” e “Amor à Vida”, a mais prejudicada foi “Amor à Vida”. “Joia Rara” e “Além do Horizonte” tiveram índices similares aos que conquistam em dias normais e mantiveram boa parte do público cativo.
Na faixa das 18h, a novela de Thelma Guedes e Duca Rachid alcançou média de 15 pontos ante 4,5 da Band, 4 da Record – que optou por não exibir o “Cidade Alerta” e escalou “Todo Mundo Odeia o Chris” – , e 3 do SBT.
Comparando com “Lado a Lado”, última novela das seis exibida em uma noite de Natal, percebe-se a manutenção do Ibope. A média na ocasião também foi de 15 pontos.
Já às 19h, “Além do Horizonte” também fechou com 15 pontos de média ante 5 da Band, 4 da Record e 3 do SBT.
Em um novo comparativo, desta vez com “Guerra dos Sexos”, também não se percebe uma grande diferença. “Guerra” teve 16 pontos neste mesmo dia. A atual trama das sete também já registrou 15 pontos de média em outros quatro capítulos mesmo sem a interferência de uma data comemorativa ou que justificasse a baixa.
Por fim, “Amor à Vida” obteve 23,5 pontos de média contra 2 do SBT e da Record. Diferente das outras duas novelas, que tiveram índices similares aos que costumam marcar, a história de Walcyr Carrasco perdeu pelo menos um terço de seus telespectadores – o que se justifica também pelo horário avançado e próximo da Ceia de Natal.
No entanto, comparando com “Salve Jorge”, “Amor” leva a melhor. A história de Glória Perez teve apenas 19 pontos no capítulo exibido no dia 24 de dezembro.
Esses índices são prévios e são baseados na preferência de um grupo de telespectadores da Grande São Paulo. Dados consolidados podem variar para mais ou para menos.