Especial “Joia Rara”: Uma pérola que une o Himalaia ao Brasil

https://i0.wp.com/natelinha.ne10.uol.com.br/imagem/noticia/4156b91420e2e872abed48bc257a5478.jpg

Em um mundo caótico e conturbado, onde compaixão e solidariedade são deixadas de lado, surge um novo ser capaz de ensinar a humanidade a amar.

Sua função é harmonizar forças opostas, transformando guerra em paz. A nova novela das 18h da Globo, “Joia Rara”, mostrará aos telespectadores a importância do amor.

Nos anos 30, no Himalaia, morre um líder espiritual budista. Enquanto isso, no Brasil, nasce um bebê fruto de uma paixão improvável. O que ninguém desconfia é que os dois acontecimentos estão diretamente relacionados. Seria o recém-nascido a reencarnação do mestre?

Ficha técnica

Escrita por Thelma Guedes, Duca Rachid e Thereza Falcão
Colaboração de Manuela Dias, Ângela Carneiro, Newton Cannito, Camila Guedes e Luciane Reis
Direção de Núcleo de Ricardo Waddington
Direção Geral de Amora Mautner
Estreia: 16/09
Horário: 18h20
Antecessora: “Flor do Caribe”, de Walther Negrão

Elenco

Bruno Gagliasso – Franz Hauser
Bianca Bin – Amélia Fonseca
Mel Maia – Pérola

Adélio Lima – Josias
Adriano Alves – Norbu
Adriano Bolshi – Rigpa
Aminha Lima – Zilda
Ana Cecília Costa – Gaia
Ana Lúcia Torre – Frau Gertrude
Ângelo Antônio – Tempa
Anthero Montenegro – Benito
Bia Guedes – Julieta
Cacau Protásio – Lindinha
Caio Blat – Sonan
Carmo Dalla Vecchia – Manfred Ducke
Carolina Dieckmann – Iolanda Lopez
Cláudia Missura – Conceição
Claudia Ohana – Laura Passos
Cristiane Amorim – Zefa
Domingos Montagner – Raimundo Fonseca (Mundo)
Fábio Yoshihara – Jampa
Fabiula Nascimento – Matilde Meyer
Giovanna Ewbank – Cristina
Glicério Rosário – Etelvino
Guta Ruiz – Elisa
Ícaro Silva – Artur
João Fernandes – Peteleco
Jorge Maya – Cícero
José de Abreu – Ernest Hauser
Juliana Lohmann – Belmira
Karine Carvalho – Rosa
Land Vieira – Isaías
Leandro Lima – Davi Monteiro
Leopoldo Pacheco – Valter Passos
Letícia Spiller – Lola Gardel
Luana Martau – Creontina
Luiz Gustavo – Apolônio
Luiza Valdetaro – Hilda Hauser
Marcelo Medici – Joel
Marcos Caruso – Arlindo Pacheco Leão
Marcos Damigo – Dr. Rubens
Maria Gal – Margarida
Mariana Ximenes – Aurora Lincoln
Michel Gomes – Curió
Miguel Rômulo – Décio Passos
Nathalia Dill – Silvia Zampari
Nelson Xavier – Ananda Rinpoche
Nicette Bruno – Santinha
Norma Blum – Mama Francesca
Paula Burlamaqui – Volpina
Pedro Neschling – Arlindinho
Rafael Cardoso – Viktor Hauser
Reginaldo Faria – Venceslau Lopez
Renato Góis – Nuno
Ricardo Pereira – Fabricio
Rosi Campos – Miquelina Pacheco Leão
Sacha Bali – Eurico
Silvia Salgado – Pillar
Simone Gutierrez – Serena Fox
Tania Khalil – Dália
Thiago Lacerda – Toni
Tiago Abravanel – Odilon Mascarenhas
Xande Valois – Tavinho

Avalanche no topo

A trama de “Joia Rara” começa em 1934, na cordilheira do Himalaia, quando o ricaço brasileiro Franz Hauser (Bruno Gagliasso) tenta tornar-se o primeiro homem a alcançar o ponto mais alto do planeta. E o objetivo dele será cumprido. Na companhia dos amigos Manfred (Carmo Dalla Vecchia) e Eurico (Sacha Bali), Franz alcança sua meta. Porém, os três serão surpreendidos por uma terrível avalanche, que fará com o que eles se percam um do outro.

Franz será salvo por monges budistas, que encontram o rapaz e o levam para o mosteiro Padma Ling. Tratado à base de medicina natural, Franz levará alguns dias para recuperar a consciência e conhecer o líder espiritual do mosteiro, Ananda Rinpoche (Nelson Xavier). Apesar de culturas, convicções e características completamente diferentes, os dois criam um vínculo profundo, que será ainda mais ampliado com o passar do tempo.

Já recuperado, chega a hora de Franz voltar ao país natal. Durante a despedida, ele mostra-se triste, por acreditar que nunca mais poderá reencontrar o amigo. Já Ananda profecia ao rapaz: “Se você não voltar aos Himalaias, quem sabe os Himalaias não vão até você?”. Improvável profecia que um dia iria tornar-se realidade.

Retorno ao Brasil

O suíço Ernest Hauser (José de Abreu) é proprietário de uma joalheria e de uma fundição de prata. O empresário é um homem conservador, frio, arrogante e preconceituoso. Nunca escondeu de ninguém que gostaria que o primogênito Franz assumisse os negócios da família. Dono de uma mansão em Copacabana, Ernest é rodeado pelos filhos Hilda (Luiza Valdetaro) e Viktor (Rafael Cardoso). Viúvo, ele ordenou à governanta da casa, Frau Gertrude (Ana Lúcia Torre), organizar tudo com mão de ferro. Além deles, também vive na mansão o filho da governanta, Manfred (Carmo Dalla Vecchia), criado como um agregado da família.

Desde a notícia sobre a avalanche que atingiu seu filho, o empresário vive triste e resignado pela casa. No entanto, a chegada de um telegrama informando que Franz está vivo é um sopro de esperança para Ernest. No porto, pai e filho se reencontram emocionados. A alegria de Franz aumenta quando ele descobre que o amigo Manfred também sobreviveu ao acidente no Himalaia. Porém, nem todos ficarão felizes com o retorno do rapaz.

Vidas opostas

A expressão “Os opostos se atraem” cabe perfeitamente ao principal casal de “Joia Rara”. Franz e Amélia (Bianca Bin) levam vidas completamente diferentes. Ele é um rapaz rico, mimado e materialista. Já ela, uma garota pobre, determinada e imigrante nordestina. A Fundição Hauser, empresa da família, será o local para o primeiro encontro entre o filho do dono e a operária.

Os dois se conhecem por acaso, quando Amélia procura Ernest para reclamar do tratamento dado a um dos funcionários da empresa. Ao ouvir seu nome, Franz se recordará que a jovem era a paixão do amigo Eurico (Sacha Bali), segredo revelado por Eurico quando os dois estavam no Himalaia. Emocionado com a recordação e impressionado com a beleza de Amélia, Franz logo se apaixona por ela. Mas não será fácil para os dois ficarem juntos.

Amélia é irmã de Mundo (Domingos Montagner), o principal rival de Ernest. Ele também trabalha na fundição, é o líder dos operários e o principal crítico dos desmandos do patrão. Para piorar o relacionamento entre as duas famílias, Ernest é apaixonado por Iolanda (Carolina Dieckmann), namorada de Mundo.

Sem medir as consequências, Franz resolve abrir mão da herança para ficar com Amélia. Ele muda-se para o cortiço da amada e casa-se com ela. Da união, nasce a pequena Pérola (Mel Maia). No entanto, a vida do casal vira de cabeça para baixo. Amélia é vítima de armação e é presa. Atrás das grades, ela vê-se obrigada a abandonar o marido e a filha. Pérola acaba sendo criada pela família do pai. O que ninguém sabe é que a menina possui um dom especial. Após dez anos, Amélia ganha a liberdade e a trama de “Joia Rara” muda completamente de rumo.

Inimigos desconhecidos

A família Hauser nem desconfia, mas tem dois grandes inimigos. Um deles vive dentro da própria casa. É o agregado Manfred (Carmo Dalla Vecchia). Filho bastardo de Ernest com Gertrud, o rapaz é tomado de inveja e rancor. Nunca aceitou ser tratado como “filho da empregada”. Sem desconfiar do segredo que seu pai esconde, Franz sempre o tratou como irmão. Mas o que ele não sabe é que Manfred, na verdade, quer tomar sua vida, sua inteligência, sua mulher e seu lugar na fábrica e no coração de Ernest. Para isso, Manfred se sujeita a mentiras para ferir, tramar e roubar.

Durante a ida ao Himalaia, Manfred tramou a morte de Franz. Ele havia sabotado o equipamento do rapaz, para que ele despencasse da montanha. No entanto, seu plano foi frustrado pela avalanche e pelos monges que salvaram a vida do primogênito de Ernest. Com o retorno de Franz para casa, Manfred começou a traçar outro plano para destruir o meio-irmão.

O vilão encontra uma cúmplice. Será Silvia (Nathalia Dill), uma jovem que aparece na joalheira da família em busca de um emprego como designer de joias. Com um bom portfólio, a garota é contratada por Ernest e Franz. Com o tempo, Manfred resolve investigar o passado de Silvia e descobre que a principal meta da garota é se vingar dos Hauser. Seu pai morreu na miséria, após ser preso injustamente por causa de Ernest. A partir da descoberta de Manfred, os dois tornam-se parceiros e armam diferentes trapaças para desestabilizar a família e, principalmente, acabar com o relacionamento de Franz e Amélia.

Enquanto isso na Lapa…

Em um cortiço do boêmio bairro carioca da Lapa, mora a maioria dos operários da fundição. Mesmo sem grana, a alegria toma conta dos moradores do local, através de almoços, comemorações e festas.

Lá residem Amélia e o irmão Mundo, juntamente com o padrinho Apolônio (Luiz Gustavo). Além deles, também moram na Lapa, Iolanda (Carolina Dieckmann) e seu pai Venceslau (Reginaldo Faria), assim como Toni (Thiago Lacerda) e a esposa Gaia (Ana Cecília Costa).

No bairro, ainda há o Cabaré Pacheco Leão, comandado pelo casal Arlindo (Marcos Caruso) e Miquelina (Rosi Campos). O lugar é o principal ponto de encontro para os amantes de música e dança. A principal estrela do estabelecimento é a vedete Lola Gardel (Letícia Spiller). No entanto, ela acaba perdendo espaço para Aurora Lincoln (Mariana Ximenes), que chega de Paris na companhia do parceiro Joel (Marcelo Médici).

As vedetes moram na pensão de Dona Conceição (Cláudia Missura), uma senhora engraçada e bastante mesquinha.

A reencarnação de Ananda

No ano de 1945, o monge Sonan (Caio Blat) consegue realizar sua principal meta. Ir ao Brasil atrás da pessoa na qual acredita que o líder Ananda (Nelson Xavier) reencarnou. Segundo o budismo, um líder tem o poder de escolher onde e em quem pretende reencarnar. Seguindo a própria intuição e as pequenas dicas deixadas por Ananda, Sonan tem a certeza de que a pessoa escolhida foi uma criança residente no Rio de Janeiro.

Na companhia dos monges Tempa (Ângelo Antônio) e Jampa (Fabio Yoshihara), Sonan desembarca no Rio. Na cidade maravilhosa, o trio quase morre afogado em Copacabana, são assaltados, confundidos com pedintes e até presos. Posteriormente, os monges acabam sendo acolhidos na pensão de Dona Conceição e pelos moradores do cortiço da Lapa. Após uma procura incessante, Sonan, Tempa e Jampa descobrem que Pérola (Mel Maia) é a reencarnação de Ananda. Alguns sinais levaram o trio a ter essa certeza, como o fato de a menina reconhecer todos os objetos pessoais do líder e fazer vários desenhos do mosteiro em que ele viveu. Além disso, a garota nasceu no mesmo ano em que o líder Ananda faleceu.

Separados, Franz e Amélia reagem de maneira diferente à notícia revelada pelos monges. Franz, mesmo com a enorme consideração pelos monges, continua cético em relação à reencarnação. Já Amélia fica em dúvida no início, mas acaba acreditando na versão, devido às várias evidências. A pequena Pérola é a mais animada com a descoberta. Ela quer conhecer o Mosteiro de Padma Ling e começar seus estudos para tornar-se líder budista. Além disso, a garota acredita que a cordilheira do Himalaia é o local perfeito para que seus pais reatem o casamento.

As autoras

Thelma Guedes e Duca Rachid partem para a quarta novela da parceria. A primeira foi a adaptação de “O Profeta”, de Ivani Ribeiro, exibida em 2006 e reapresentada recentemente no “Vale a Pena Ver de Novo”. Além dessa, elas escreveram “Cama de Gato” e “Cordel Encantado”.

Thelma ingressou na Oficina de Roteiristas da TV Globo em 1997. Desde então, passou a escrever para vários programas, como “Angel Mix” e “Sítio do Picapau Amarelo”. Ingressou em novelas como colaboradora de Walcyr Carrasco em “Esperança” – Walcyr, que assumiu a história de Benedito Ruy Barbosa. Posteriormente, colaborou em outras novelas, como “Chocolate com Pimenta”, “Alma Gêmea” e “Vida Madalena”.

Já Duca é formada em jornalismo e estreou como roteirista em um programa infantil em Portugal. No Brasil, foi colaboradora de Walter Dürst nas novelas “Tocaia Grande” e “Os Ossos do Barão”. Na Globo, apoiou Walcyr Carrasco no texto das novelas “O Cravo e a Rosa” e “A Padroeira”.

Anote na agenda

“Joia Rara” estreia nesta segunda (16), às 18h20, na TV Globo.

 

NaTelinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.