Roda o VT: Uma análise do que esperar dos novos domingos do SBT

A tão falada e polêmica mudança da programação dominical do SBT vai mesmo valer, pelo menos para o próximo domingo (01).

Façamos, então, uma projeção, uma análise dos resultados que a emissora pretende e os que ela poderá obter com as novidades.

Domingo Legal
Antes: das 11h às 15h
Novo horário: das 11h às 13h

Com a perda de duas horas, deverá cortar quadros como os vídeos de internet e reprises de “Telegrama Legal”. A redução da duração do programa provavelmente concentrará os quadros fortes, como o “Construindo um Sonho” e o “Passa ou Repassa”, e fará com que o programa de Celso Portiolli acabe se dividindo em dois momentos distintos, um composto por uma atração gravada e outro no palco, ao vivo.

Prós: a redução do horário é positiva no sentido de eliminar os quadros “tapa-buraco” e enfadonhos do programa, fazendo com que o “Domingo Legal” utilize apenas suas armas de maior poder de fogo.

Contras: o programa perdeu tempo demais, metade de sua duração, e isso fatalmente comprometerá a dinâmica do show. O SBT ficará sem um programa ao vivo durante a tarde.

Eliana
Antes: das 15h às 19h
Novo horário: das 13h às 17h

Entrando no ar mais cedo, “Eliana” competirá com a sessão de filmes “Temperatura Máxima” e o “Esquenta”, da Globo, além do primeiro tempo do futebol. Antes, disputava apenas com o futebol e o “Domingão do Faustão”. Na Record, os concorrentes serão o “Tudo a Ver” e o “Melhor do Brasil”.

Prós: os novos adversários da loira não são programas ao vivo, como o de Fausto Silva. Embora o histórico de confrontos mostre vantagem de Eliana em disputas ao vivo (contra o extinto “Programa do Gugu”, especialmente), o “Domingão” possuía público fiel e cativo, assim como o futebol. Com exceção do “Esquenta”, que fincou algumas raízes, os novos rivais têm desempenho oscilante.

Contras: os telespectadores que curtiam os quadros divertidos que Celso Portiolli apresentava no horário, como o “Top 10 da Internet”, encontrarão opções semelhantes no “Tudo a Ver” da Record. A parte final do programa, com o “Rola ou Enrola”, que tinha bom desempenho, agora terá como concorrente o primeiro tempo do futebol, e poderá não se sair tão bem.

Roda a Roda e Programa Silvio Santos
Antes: das 19h à 0h
Novo horário: das 17h às 22h

O público acostumou-se a ver Silvio Santos aos domingos em qualquer horário. A mudança é boa para seus fãs, que passarão a encontrá-lo mais cedo. Entre o “Roda a Roda” e o “Programa Silvio Santos” será exibido o “Sorteio da Tele Sena”, por volta das 17h50. Silvio volta, parcialmente, ao horário vespertino, que ocupava antes de inverter a ordem com o “Domingo Legal”, em 2009, época em que Gugu estava deixando o SBT. Gugu entrava no ar “coladinho” com o Patrão.

Prós: não existe rejeição para Silvio Santos. Afinal, estamos falando de SBT e de domingo, uma tradição de mais de 30 anos.

Contras: mesmo entrando mais cedo, não escapará da concorrência do “Fantástico” e do “Domingo Espetacular”, especialmente em sua parte final. Além disso, a hora mais forte do programa em audiência era justamente a faixa das 23h à meia-noite, na qual não será mais apresentado.

Conexão Repórter
Antes: não era exibido aos domingos
Novo horário: das 22h à 0h

O “Fantástico” criou a tradição da revista eletrônica de notícias e variedades na noite de domingo. Desde sua estreia até hoje, o programa global somente sentiu a concorrência com Silvio Santos, com o “Show de Calouros”, o “Topa Tudo por Dinheiro”, o “Show do Milhão” e a “Casa dos Artistas”. Porém, mais recentemente, o “Domingo Espetacular” mostrou-se uma alternativa ao “Fantástico”, em grande parte por uma crise de identidade e de conteúdo da atração da Globo. O horário também tem a presença do “Pânico na Band” e do “Teste de Fidelidade”, da RedeTV!. É boa a disputa.

Prós: o programa investigativo de Roberto Cabrini goza de prestígio. O público que se interessa por esse tipo de assunto dará uma zapeada no “Conexão Repórter”, escapando do “Fantástico” e do “Domingo Espetacular”. Uma exibição experimental do programa neste horário foi feita este ano, na noite do “Troféu Imprensa”, e o resultado no Ibope não foi ruim.

Contras: o público cativo do SBT, que gosta do humor descompromissado de Silvio Santos no fim da noite, foge das reportagens nesse horário. Esses telespectadores ficarão sem opção.

Conclusão

A experiência é interessante. O principal prejudicado será o “Domingo Legal”, que será cortado à metade. Duas horas para o “Conexão Repórter” parece muito tempo, bem mais do que a extensão do programa nas quintas-feiras. Talvez uma solução mais harmônica seria reduzir a duração do “Programa Silvio Santos” em um bloco, e enxugar o tempo do jornalístico de Roberto Cabrini.

Por enquanto, boa parte dos fãs do canal não está gostando das mudanças.
Hamilton Kenji é titular dos blogs obaudosilvio.blogspot.com, letrasdotrem.blogspot.com e transcendentes.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.