Ceará registra 14.253 casos de dengue em 2013, com 16 mortes

Fortaleza é responsável por 34,4% dos casos, com 4.907.
Barroquinha tem o maior índice da doença em relação à população.

Bandeiras dos Estados do Brasil

O Ceará já registra 16 mortes por dengue em 2013, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (2) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Catorze mortes ocorreram devido à complicações causadas pela dengue, outras duas por dengue hemorrágica.

Ainda segundo o boletim, o estado registra 14.253 casos confirmados da doença neste ano. Fortaleza é responsável por 34,4% dos casos (4.907). Barroquinha, na região norte do estado, já registrou 370 casos e tem o maior índice da doença em relação à população (2541,21 por cada 100 mil habitantes).

Em Fortaleza, os bairros com maior número de casos confirmados da doença são Mondubim (234), Messejana (204), Bom Jardim (196), Barroso (183) e Canindezinho (165). Considerando as áreas administrativas das Secretarias Executivas Regionais (SER), o maior número de casos foi registrado na SER-VI, com 1.408. Em Fortaleza, pessoas com idade entre 21 e 30 anos foram as mais atingidas, com 1.054 casos de dengue confirmados.

Tratamento
Não existe um medicamento específico para a doença, segundo médicos. Os sintomas são medicados para alívio das dores. “Se o paciente tiver dor, vai tomar remédio para dor. Se tiver náusea, remédio para náusea”, explica o médico Anastácio Queiroz. Ele alerta para o uso de medicamentos antiinflamatórios, a base de ácido acetil-salicílico e fitoterápicos, já que eles “alteram a coagulação do sangue e aumentam o risco de sangramento”.

Como os pacientes com dengue perdem muito líquido, é preciso um cuidado redobrado com a hidratação. Beber muita água, suco, água de coco ou isotônicos é fundamental ao tratamento.  Por outro lado, os especialistas recomendam que sejam evitadas bebidas alcoólicas, diuréticas ou gaseificadas, como refrigerantes.

 

G1

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.