Carlos Henrique Schroder, atual comandante geral da TV Globo, brigou no passado com Amaury Soares, numa briga tipo ou ele ou eu.
E na época, Schroder levou a melhor, ficou no Brasil e Amaury Soares foi mandado pra ser alguma coisa no escritório da TV Globo em Nova York.
Então num determinado momento a família Marinho precisou dos préstimos de Amaury Soares, daquele tipo de préstimo que só ele no caso poderia realizar.
Então trouxeram ele de volta e os préstimos foram realizados, aliás muito bem realizados de maneira tal que literalmente salvaram a TV Globo de uma situação difícil.
Schroder não pode tocar ou defenestrar Amaury de novo.
Quanto ao outro grande nome do jornalismo, Ali Kamel, é pessoa de confiança da família Marinho e por isto ficou no comando geral de jornalismo da TV Globo.
Ali Kamel, um humanista de formação, culturalmente muito avançado, está anos luz na frente de Schroder, quer em cultura geral quanto em jornalismo.
Então Schroder vai limpando as áreas que pode mexer e colocando gente não muito entendedora de emissora de TV para que cumpram ordens à risca e não discutam razões ou estratégia.
Aliás, se depender da estratégia de Schroder, a TV Globo já era.
Mas do jeito que as concorrentes estão, inexistindo de fato, a TV Globo ainda tem tempo de liderança muito largo.
Escrito por jamesakel@uol.com.br às 00h13 no dia 17 de abril de 2013