Tendência é de mais chuvas no Ceará

Ficheiro:Bandeira do Ceará.svg

 

De acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), existem 80% de chances de mais precipitações até dia 19

Após enfrentar vários dias de muito calor, o fim de semana começou com chuvas no Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre 7h da sexta-feira e 10h deste sábado, Fortaleza registrou 20 milímetros de precipitações. Além disso, a tendência, confirma o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é há 80% de probabilidade de as chuvas continuarem no Estado, principalmente nas regiões litorânea e Sul (Cariri), até o próximo dia 19, Dia de São José, padroeiro do Ceará.

Segundo a meteorologista Deysiane Quaresma, as precipitações são ocasionadas por dois fatores: a Zona de Convergência Intertropical bem próxima do Litoral e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, no Sul do Estado. “Assim, o calor dos últimos dias deve amenizar, trazendo alento para a população, em especial, para o agricultor”, afirma.

Dos dois sistemas, explica a meteorologista, o primeiro, a Zona de Convergência Intertropical – uma faixa de nuvens – é a principal formadora de chuvas na nossa quadra invernosa, que é de fevereiro a maio. Por isso, diz, o ideal é que ela continue sobre o Estado. “É rezar para o padroeiro para que isso ocorra”.

LÊDA GONÇALVES
REPÓRTER

 

Diário do Nordeste – Cidades – 17/03/2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.