Rodman se declara a ditador Jong-un na Coreia do Norte: ‘Amo esse cara’

Ex-jogador de basquete criou problema diplomático ao visitar país asiático e
se dizer amigo de Kim Jong-un, além de levar recado a Barack Obama .

Aos 51 anos, o pentacampeão da NBA Dennis Rodman voltou a ser assunto em mais uma polêmica na carreira. Durante visita à Coreia do Norte, o ex-jogador americano fez declarações sobre o líder do país, Kim Jong-un, que causaram mal-estar nos Estados Unidos, além da própria presença dele ao lado do dirigente asiático. Rodman se disse amigo de Jong-un e que o ama.

– O avô dele e o pai dele foram grandes líderes. O país gosta dele. Não gosta, ama-o! O país o ama. Eu também amo esse cara – declarou Dennis Rodman na sexta-feira, no aeroporto na capital Pyongyang, antes de embarcar de volta aos Estados Unidos.

O ex-jogador de basquete teria ido à Coreia do Sul na terça-feira passada para acompanhar partida do Harlem Globetrotters com um time local e gravar um documentário, e foi recebido por Kim Jong-un com honras. Herdeiro de uma dinastia que comanda a Coreia há quatro décadas, o ditador virou amigo de Dennis Rodman.

Kim Jong-un e Dennis Rodman assistem a jogo de basquete na Coreia do Norte (Foto: Reuters)Kim Jong-un e Dennis Rodman assistem a jogo de basquete na Coreia do Norte (Foto: Reuters)

A visita aconteceu em um período conturbado da relação entre EUA e Coreia do Norte. Nesta mesma semana, o governo norte-americano aumentou os embargos aos norte-coreanos pelo teste nuclear realizado em Pyongyang.

Ao voltar aos EUA, Dennis Rodman levou um recado para o presidente Barack Obama, a quem pediu que ligasse para Kim Jong-un para tratar os problemas entre os dois países. A resposta da Casa Branca veio em seguida, através do porta-voz Jay Carney.

– Ao invés de gastar dinheiro em eventos esportivos com celebridades para entreter as elites desse país, o regime norte-coreano deveria se concentrar no bem-estar de seu próprio povo, que sofre com a fome e vive privado de seus direitos humanos. Acho que o que acabo de deixar claro que a Coreia do Norte deve se concentrar nos seus próprios cidadãos e em oportunidades para melhorar suas vidas. Os Estados Unidos têm canais de comunicação diretos (com o governo desse país) e esses são os canais que nós optamos por utilizar – afirmou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.