Renato Maurício Prado comenta os acontecimentos que levaram a morte de um torcedor do San José na Libertadores e seus desdobramentos

Tragédia em Oruro é uma das marcas mais tristes da história do futebol sul-americano e da Libertadores (FOX)

O que falar da tragédia de Oruro, onde um jovem torcedor do San José morreu, atingido por um sinalizador disparado pela torcida do Corinthians? Esses sinalizadores sempre me irritaram nos estádios. Além de perigosos, provocam um fumacê infernal, que muitas vezes atrapalha até a visão do jogo.

Não custa lembrar que foi também um sinalizador que provocou o incêndio e a tragédia com mais de duzentos mortos uma boate em Santa Maria. Quando essas geringonças serão proibidas em qualquer lugar que não seja daqueles para os quais são feitos — navios no mar e locais isolados, onde são úteis para que se localize pessoas perdidas etc.

Aposto que vai ter gente dizendo que os sinalizadores embelezam o show nos estádios e coisa e tal. Pura bobagem. Quando eu era garoto, o que tornava o espetáculo lindo e mágico eram as bandeiras, as faixas, os coros das torcidas e o frenético som das charangas. Mais recentemente, surgiram os lindos mosaicos e as bandeiras e camisas gigantescas, que são desenroladas sobre a torcida, na arquibancada, proporcionando outro visual impressionante. Pra que sinalizador? Pra que morteiros? Pra que avalanche e outras coisas estúpidas, que expõem os torcedores a riscos desnecessários?

A morte do jovem boliviano de apenas 14 anos é mais uma bofetada na nossa cara e na dos dirigentes dos clubes e das Confederações. O Brasil lidera o ranking mundial de mortes ligadas a brigas de torcida e acidentes nos estádios! Não está mais do que na hora de dar um basta? Um bom começo seria uma punição exemplar ao Corinthians.

Coluna redigida pelo jornalista Renato Maurício Prado para o jornal carioca O GLOBO no dia 23 de fevereiro de 2013

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.