Emissoras de televisão, como Globo e Bandeirantes na aberta, e todo torcedor de futebol, de maneira geral, continuam sendo tremendamente enganados com a realização dos campeonatos regionais.
Há, e não é de hoje, um completo desinteresse das próprias equipes na competição, algumas delas jogando com times reservas, reservando as suas principais peças para disputas mais importantes. Nada pode resistir à tamanha indiferença.
A qualidade dos jogos está bem abaixo da média e a audiência insignificante que essas emissoras vêm registrando é apenas uma consequência de tamanho pouco caso. Está na hora de rever o formato dessas competições, porque se assim continuar o prejuízo será maior a cada ano.
Na parte que nos toca, entende-se que este é o momento das emissoras de TV – que pagam muito por tão pouco – tomarem uma posição enérgica a respeito de tudo. Ou as federações responsáveis e os próprios clubes envolvidos, que recebem fortunas por isso, passam a promover algo que realmente valha e possa atender o desejo de todos ou é melhor não fazer coisa nenhuma. O que está aí, convenhamos, não vai além de um tremendo engana trouxa.
Flávio Ricco com colaboração de José Carlos Nery