Na luta contra a degola, Palmeiras terá ‘mini-Cariocão’ pela frente

Parte decisiva da sobrevivência do Palmeiras na Série A do Campeonato Brasileiro para 2013 passará, nas próximas rodadas, por uma espécie de Campeonato Carioca. Isso porque o Verdão terá pela frente uma sequência de jogos contra três times do Rio de Janeiro – sendo dois deles de lembranças recentes e agradáveis à torcida alviverde.

O primeiro adversário do clube neste “mini-Cariocão” será o Botafogo, no próximo domingo, às 17h (de Brasília) na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). Rival, aliás, que o Alviverde já superou no primeiro turno do Brasileiro, ao vencer por 2 a 1 no Engenhão, com dois gols de Hernán Barcos, e dar fim a uma sequência de três derrotas consecutivas pela competição.

Quatro dias depois, o Palmeiras voltou ao Engenhão, desta vez para enfrentar o Fluminense. A sorte, no entanto, sorriu para o Tricolor carioca, que depois de sucumbir à marcação alviverde durante boa parte do jogo, chegou ao gol da vitória aos 39 minutos da etapa final e venceu o time de Palestra Itália por 1 a 0, com gol de Jean.

O “mini-Cariocão” do primeiro turno se encerrou na Arena Barueri, quando o Verdão recebeu o Flamengo e, outra vez com Barcos, garantiu a vitória – desta vez por 1 a 0. Na ocasião, o resultado tirou o time da zona de rebaixamento. O placar poderia até ter sido mais amplo, já que o Alviverde atuou boa parte do jogo com um homem a mais e criou as melhores chances da etapa final.

O retrospecto do Palmeiras contra cariocas na atual temporada é apenas regular. Além dos três jogos da sequência do primeiro turno, a equipe encarou duas vezes o Vasco (um empate e uma derrota por 3 a 1) e outras duas o Botafogo (uma vitória por 2 a 0 e uma derrota por 3 a 1) no mata-mata da Copa Sul-Americana – o time alviverde avançou com os gols marcados fora de casa. No saldo, são três triunfos do clube paulista, um empate e três derrotas.

Na história, porém, encarar os quatro grandes do Rio de Janeiro pelo Brasileirão é, quase sempre, motivo de alegria para o torcedor palmeirense. O Verdão leva vantagem no confronto direto (pela competição) contra os principais clubes do Estado. Ao todo, são 84 vitórias, 57 empates e 53 derrotas – um aproveitamento de 53,09%.

Os retrospectos mais significativos são contra Vasco (23 vitórias, 11 derrotas e 15 empates) e Fluminense (23 vitórias, 14 derrotas e nove empates). Já o Flamengo é, historicamente, o rival do Rio mais complicado para o Palmeiras: são 19 vitórias alviverdes e 16 triunfos rubro-negros, além de 17 empates. Já ante o Botafogo, o Verdão tem 19 vitórias, 16 empates e 12 tropeços.

Passadas 33 rodadas do Brasileirão, o Alviverde figura apenas no 18º lugar, com 32 pontos, a cinco do Bahia – primeiro clube fora da zona de rebaixamento. O time vem de uma derrota por 2 a 1 para o Internacional, no Beira-Rio.

barcos palmeiras (Foto: Rodrigo Faber/ Globoesporte.com)Palmeiras aposta em Barcos contra os cariocas no Brasileirão (Foto: Rodrigo Faber/ Globoesporte.com)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.