A ABI, Associação Brasileira de Imprensa, combateu a ditadura Vargas, a polícia de Filinto Muller, o Regime Militar que mandava torturar e matar pessoas, os porões dos torturadores do Regime Militar e a falta de liberdade de pensamento nos mais diferentes momentos do Brasil.
O ofício enviado à presidenta Dilma foi uma legítima demonstração de angústia e preocupação com o trabalho dos jornalistas e com a continuidade de trabalho dos meios de comunicação, visto termos em nossas mentes a lembrança um tanto recente da história da TV Tupi e TV Manchete, além da TV Excelsior.
A ABI não deseja que nenhuma emissora de TV passe pelo que passou Tupi, Excelsior e Manchete.
E uma emissora de TV é antes de tudo uma concessão governamental, igual um banco.
Aliás, uma emissora de TV é uma concessão mais delicada que um banco pois é concedida a título precário e não permanente.
Então, concessão não é propriedade patrimonial.
A propriedade física é patrimônio.
A concessão é propriedade do Governo que permite que outrem explore o serviço de comunicação sob condições específicas.
A ABI jamais ofendeu a honra de quem quer que seja e nem proferiu palavras ofensivas à honra e à pessoa de quem fosse.
A ABI enviou um ofício à Presidenta Dilma, ou seja, correspondência entre Instituições, a ABI, a maior entidade jornalística do Brasil, e a Presidência da República, a maior entidade representativa de um povo democrático.
A correspondência foi fechada entre instituições livres e não submissas a quem quer que seja.
E jamais, em tempo algum, a ABI, que enfrentou ditaduras, vai se submeter às ameaças de quem quer que seja.
A ABI encaminhou à Secretaria Geral da Presidência, ocupada pelo ministro Gilberto Carvalho, as ameaças e ofensas feitas por uma determinada emissora de TV através da imprensa e por e-mail contra nossa Instituição, ameaças estas e ofensas que foram em cópia entregues nas mãos do ministro Gilberto Carvalho.
Jamais, em tempo algum nenhum ditador do Brasil se atreveu a ofender a honra da ABI.
E tudo que está no ofício que a ABI enviou à Presidenta Dilma foi lastreado em fatos reais incontestáveis publicados na imprensa responsável, incluindo alguns depoimentos pessoais de empresários do setor da comunicação.
Escrito por James Akel às 01h18 no dia 26 de setembro de 2012
<!–[ link ]–>