Luiza Valdetaro na pele da linda Gerusa: ‘Acho que ela é a única que vai conseguir transformar o avô, Ramiro’
Apesar de já ser casada e mamãe de Maria Luiza, de 4 aninhos, Luiza Valdetaro é favorecida pelo rosto angelical que tem, podendo fazer papéis de personagens adolescentes, como é o caso de Gerusa em Gabriela. Brincando em relação a isso, ela comenta: “Tenho dez anos a mais que minha personagem! (Risos)”.
Na trama de Walcyr Carrasco, Gerusa é a melhor amiga de Malvina (Vanessa Giácomo), que é a revolucionária da história. E para Luiza, Gerusa também está começando a colocar as asinhas de fora: “A grande diferença da Gerusa para a Malvina é que a Malvina é mais racional. Ela questiona tudo, mesmo sendo um problema dela ou não. No caso da Gerusa, não. Enquanto estava cômodo, ela simplesmente aceitava as condições e valores que a sociedade impunha naquela época. É uma personagem motivada pela paixão. Mas pela ocorrência dos fatos, ela está sendo levada a questionar, a mudar, a reavaliar as coisas… Então, é um pouco mais visceral, movida pela emoção, mesmo, sem julgar o que é certo ou errado.”
Depois que Gerusa conheceu Mundinho Falcão (Mateus Solano), o “mar de rosas” em que a jovem vivia começou a se dissolver bem diante de seus olhos. “Por conta disso, ela acaba saindo do ‘mundo fantasioso’ em que vive. Vai se tornar, de fato, uma mulher que começa a reconhecer as figuras tais quais elas são, sem fantasias ou projeções”, avalia.
A relação com avô tirano que ela tanto ama, por exemplo, é uma das principais mudanças que estão para acontecer: “Até então, ela não era ela mesma. Era o avô, a mãe, o piano, a casa dela, o mundo que a circundava. Ela simplesmente não queria enxergar o outro lado. O avô (Ramiro Bastos), por exemplo, sempre foi muito carinhoso com ela, que sempre foi a neta preferida dele. E Gerusa nunca desejou desapontá-lo. Só que chegou o momento em que ela deixou de ter vontade própria: a paixão por Mundinho Falcão. Pela primeira vez, ela vai começar a questionar o avô e percebe que, se necessário, ele também usará a mão de ferro que tem com ela. Ela vai entender que, se não dançar a música como Ramiro Bastos quer, ele vai ser com ela exatamente o que é para todos os outros. São várias decepções e conquistas”
Ainda em relação ao relacionamento entre neta e avô, Luiza completa: “Mais para frente, acho que ela vai começar a externar isso e não vai haver outra opção senão o confronto. Vai ser grave, porque o avô dela mata mesmo! É real. Não existe mais a fantasia a partir daí. Ela vai acabar concluindo que o avô dela não a quer feliz, mas sim que faça o que ele quer. Em minha opinião, Gerusa é a única pessoa que pode transformar o velho Ramiro Bastos, pois acredito que, apesar de tudo, ele nutre um amor verdadeiro pela neta bem lá no fundo”, termina.
Informações extraídas do site da TV Globo